Pesquisa de mercado

FOMO (Fear of Missing Out): como o excesso de informações afeta nosso comportamento?

Atualmente, qual é a primeira coisa que você faz quando acorda? Provavelmente, em menos de uma hora após despertar, uma enorme quantidade de informações aparece em sua frente. Essa é uma realidade na vida de muitas pessoas e que traz um alerta para a FOMO.

A internet proporciona um novo mundo, no qual o acesso às informações nunca foi tão fácil. No entanto, a exposição a uma frequência e uma intensidade de conteúdos tão altas não é tão saudável.

Além disso, basta fazer um comparativo à dinâmica de vida de 10 ou 20 anos atrás para ver como muita coisa mudou, interna e externamente, graças a essa nova realidade. O surgimento de síndromes como a FOMO é um exemplo disso.

A realização de uma pesquisa exclusiva sobre FOMO, para investigar mais a fundo de que forma as questões relacionadas à ansiedade se manifestam em cada geração, partiu de um insight de um outro estudo nosso, Movimentos Geracionais, que mapeou a importância da Saúde Mental para a Geração Z (mais jovens), visto que é a geração que mais sente os efeitos de ansiedade e depressão.

Mas, afinal, o que é FOMO e como ela pode afetar o comportamento das pessoas? Saiba o que a nossa pesquisa encontrou e veja como alinhar essas informações às estratégias da empresa!

O que é FOMO?

A síndrome de Fear of Missing Out (FOMO) é uma mistura de ansiedade, angústia, inquietação e aflição com a ideia de perder alguma informação ou novidade. Esse é um comportamento muito observado após um contato mais intenso com as redes sociais e portais de notícias.

Checar o celular o tempo inteiro, realizar muitas postagens nas mídias, impulsividade e dificuldade de falar “não”, principalmente para convites para encontros sociais, são alguns sintomas de FOMO.

Qual sua relação com a tecnologia?

Essa síndrome surge como uma consequência da necessidade inata dos seres humanos de integração social. Como a internet se tornou um espaço de compartilhamento e contato com as outras pessoas, nessa era digital, a FOMO está muito atrelada à tecnologia.

Isso porque o ambiente virtual se tornou um dos principais ambientes sociais. Dessa forma, é nesse espaço que ocorrem as dinâmicas com outras pessoas, com uma possibilidade ainda maior, tendo em vista que não há barreiras geográficas.

Ou seja, na internet, é possível ter a sensação de pertencimento à sociedade. Por isso, em épocas em que as pessoas se sentem mais sós e com dificuldade de estabelecer conexões com outros indivíduos no dia a dia, a tecnologia se torna um refúgio.

Como afeta as gerações?

A FOMO pode afetar as mais diversas gerações. No entanto, as mais jovens, que estão em contato com a internet desde a infância e a adolescência, tendem a sentir os maiores impactos da síndrome.

É por isso que um olhar atento aos millennials, à geração Z e, até mesmo, à alpha é fundamental. Pessoas nascidas após a década de 1980 tiveram um maior contato com esse ambiente digital e com as dinâmicas proporcionadas pela tecnologia. Por isso, têm um maior apego às redes sociais e espaços de interação virtual.

Como moldar suas estratégias para suprir essa necessidade?

Tendo em vista como a síndrome de FOMO afeta o comportamento dos consumidores, é importante que as empresas estejam atentas ao modo de se relacionar com o público para não oferecer motivos para o aumento desse tipo de ansiedade.

Para isso, é possível moldar as estratégias para que os clientes não sintam que estão perdendo nada com base nos pontos a seguir!

Esteja em contato constantemente com o consumidor

Manter a comunicação ativa alivia o medo de perder informações, pois proporciona a segurança do contato mais próximo. Isso pode parecer mais importante para as empresas do que para os clientes, mas o público que realmente se identifica com a marca também sente a necessidade de conferir as novidades.

Por isso, movimenta as redes sociais para proporcionar essa sensação de conforto e proximidade. Assim, os consumidores sabem sempre onde encontrar qualquer atualização da sua empresa.

Forneça descrições completas

Na hora de apresentar um produto ou um serviço, é necessário inserir o máximo de detalhes. Com isso, é possível compreender do que se trata a oferta e gerar o interesse.

Descrições completas são importantes também para oferecer a segurança de que o que você vende é um bom investimento para o público. Afinal, o medo de perder alguma informação relacionada a uma possível compra também afeta a decisão dos consumidores.

Tenha um suporte ágil e eficiente

Esse é um dos maiores investimentos que qualquer negócio pode fazer para garantir a satisfação do público. A agilidade e eficiência no atendimento, principalmente em casos de dúvidas e reclamações, fazem a diferença na jornada do consumidor e no comportamento de compra, além de aliviar o desconforto de ter um problema mal resolvido.

Alinhe os prazos das comunicações

Publicações programadas para acontecerem no mesmo intervalo e, de preferência, em horários semelhantes é outra estratégia que ajuda a diminuir a ansiedade do público. Por isso, alinhar os prazos das comunicações, sempre que pertinente, é outra atitude positiva de uma empresa. 

Vale lembrar que comunicação em momentos oportunos não é um problema, assim como comunicações sazonais, aniversários, comemorações e datas especiais.

Proporcione a sensação de cuidado e acolhimento

Promover os recursos necessários para que os clientes se sintam acolhidos e com um bom relacionamento com o seu negócio também é importante para aliviar os sintomas da FOMO. Afinal, é possível reconfortar o público e mostrar que a sua marca se importa com o bem-estar.

Sendo assim, conhecer o que é a síndrome do Fear of Missing Out é não só uma maneira de cuidar melhor do relacionamento com os clientes. Assumir uma postura ativa diante da FOMO é uma oportunidade para combater problemas que podem comprometer a saúde e a qualidade de vida das pessoas.

Achou este artigo interessante? Então, continue lendo mais sobre o assunto. Confira a pesquisa sobre a FOMO da HSR na íntegra!