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Quem é a geração Z? Conheça as características desse grupo

Você sabe quem é a geração Z? Os jovens consumidores chegaram mostrando o que buscam das empresas e como não abrem mão da qualidade, valores e diversidade. É por isso que procuram conexão com as marcas que consomem no dia a dia.

Saber como falar com o público jovem é um ponto fundamental para qualquer negócio. Afinal, é essa parcela da população que definirá o futuro do mercado. Portanto, usar estratégias para conquistá-la é uma maneira de garantir uma boa posição na sua área de atuação ao longo dos próximos anos.

Para isso, é importante ter em mente quem é a geração Z, como se comporta e quais são suas preferências. Neste artigo, trazemos mais informações sobre esse público. Acompanhe e saiba como se relacionar com os novos consumidores!

Quem é a geração Z?

Conhecidas também como zennials, todas as pessoas que nasceram na virada do século são consideradas pertencentes à geração Z — ou seja, aquela que veio após os millennials.

Nascidos entre 1997 e 2010, pegaram, desde a infância, os impactos da transformação digital e tiveram contato com a tecnologia logo nos primeiros anos da infância. A internet faz parte de seu DNA: ela invade sua casa, sua educação e sua forma de se socializar. 

Viver em conexão com a internet e ter acesso a inovações afeta o comportamento e visão de mercado deste grupo. Agora, com a maioria chegando à vida adulta ou na adolescência, é ainda mais necessário voltar a atenção para o que esse público procura.

Por que é importante conhecê-la?

Esse novo grupo da população mostra, desde cedo, as mudanças na forma de consumir e se relacionar com as empresas. Cada vez mais exigentes, a geração Z busca mais do que apenas produtos e serviços.

O que esse público procura é identificação com as marcas. Afinal, com tantas opções ao seu dispor, os jovens buscam por um diferencial que os convençam a fechar negócio. Esse é o principal motivo pelo qual conhecer as características e estilo de consumo da geração Z faz toda a diferença para obter vantagens competitivas no mercado. Com isso, é possível adaptar as ofertas de produtos e serviços, a fim de melhorar o relacionamento com a nova população.

Quais são as características da geração Z?

Conforme o IBGE, a geração Z corresponde a aproximadamente 20% da população brasileira e já é economicamente ativa. Desse modo, já exerce uma enorme influência no mercado, assim como na forma de consumo de todo o público.

Afinal, essas pessoas marcam forte presença nas redes sociais e sabem o poder de transformação da realidade pela tecnologia.

Confira a seguir as principais características da geração Z!

Responsabilidade financeira

A geração Z é pragmática em relação ao dinheiro. Por terem crescido em meio à crise financeira mundial de 2008, avaliam várias questões antes de realizarem uma compra. Além disso, priorizam bancos digitais para cuidarem do seu dinheiro.

Sustentabilidade

Os nascidos por volta dos anos 2000 tiveram contato com os maiores efeitos da falta da preservação ambiental, como o aquecimento global. Por esse motivo, dão preferência por assuntos e empresas sustentáveis, que contam com políticas de responsabilidade socioambiental.

Consumo por propósito

No momento da escolha de suas marcas de consumo, a geração Z considera o propósito das marcas um critério extremamente relevante. Ou seja, esse grupo busca se relacionar com empresas que se alinham aos seus próprios valores. De acordo com a pesquisa Movimentos Geracionais, 53% dos jovens da Geração Z preferem consumir marcas com propósito e consideram este critério extremamente importante. 

Imediatismo

Crescidos na velocidade da transformação digital, os jovens não têm paciência para esperar ter acesso ao que desejam. É por isso que o imediatismo é mais uma das características-chave desse público.

Valorização da diversidade e inclusão

A geração Z é mais consciente e politizada, devido à facilidade ao acesso à informação. Desse modo, não renunciam a pautas como diversidade nas empresas e inclusão de todos os públicos.

Personalização

O desenvolvimento tecnológico proporciona a capacidade de personalizar produtos e atendimentos. Por esse motivo, esse é um diferencial que conquista a geração Z.

Valorização do ambiente online

A presença digital não poderia ficar de fora da preferência dos novos consumidores. A valorização do ambiente online, com a possibilidade de compras virtuais, comunicação pela internet e acesso ao omnichannel, é um ponto a ser considerado pelas empresas.

Importância às conexões reais

Manter um relacionamento genuíno com as empresas é uma proposta da geração Z, que pode ser muito aproveitada nos mais diferentes negócios. O fortalecimento da comunicação é uma maneira de gerar esse tipo de conexão.

Entendeu por que conhecer a geração Z é um diferencial para a sua empresa? Considerar as características dos novos consumidores é um passo importante para estruturar o plano de negócios e saber como adaptar as estratégias de vendas.

Quer saber  mais sobre o assunto? Então, conheça o nosso estudo completo sobre a geração Z!