Movimentos Geracionais: como os valores e os hábitos de consumo das diferentes gerações impactam marcas e negócios?
A HSR Specialist Researchers sempre traz informações relevantes em suas pesquisas, visando ajudar empresas a fazerem as melhores escolhas para alavancar seu negócio. Dessa vez, o foco do estudo foi entender como pensa e consome a geração Z, mapeando mitos e verdades sobre o comportamento dos jovens que impactam negócios.
A pesquisa reuniu mil pessoas das classes A, B e C, das principais capitais do Brasil, com idades de 18 a 65 anos, em março de 2022.
Quer saber o que foi encontrado na pesquisa Movimentos Geracionais da HSR Specialist Researchers e como isso impacta a sua empresa? Acompanhe este conteúdo e descubra os principais mitos e verdades!
Quais são as gerações de consumidores?
Antes de tudo, vale a pena saber como as gerações se dividem. No total, temos cinco classificações de diversidade etária, sendo a Alpha a mais recente — os nascidos após o ano de 2010. Sendo assim, ainda não são consumidores, mas já atraem o interesse das marcas.
No geral, as gerações consumidoras podem ser classificadas em:
- baby boomers: nascidos entre 1946 e 1960;
- geração X: quem nasceu entre os anos de 1961 e 1980;
- geração Y: também chamada de millennials, representa as pessoas de 1981 a 1996;
- geração Z: a mais jovem da lista, diz respeito aos nascidos de 1997 a 2010.
Quais os mitos dessas gerações?
Afinal, o que as pessoas têm a falar sobre essas gerações e o que é verdade? A seguir, confira alguns mitos identificados nesta pesquisa, principalmente com relação ao público entre 18 e 25 anos!
Geração livre e desapegada
Muito se fala da geração Z como livre, imediatista, independente e, às vezes, irresponsável. No entanto, o que a pesquisa Movimentos Geracionais identificou entre esse público foram fortes valores relacionados a:
- amor (63%);
- família (60%);
- confiança (52%);
- segurança financeira (44%).
A geração que não quer estabelecer raízes
Muitas pessoas acreditam que a geração Z é bastante desapegada e não tem interesse em criar raízes em um só lugar. Esse é outro mito observado na pesquisa. Conforme o estudo, sete em cada dez jovens, entre 18 a 25 anos, desejam comprar um imóvel para morar.
Além disso, 90% das pessoas têm ou demonstraram interesse em comprar um carro para se locomover. Ou seja, os objetivos das novas gerações continuam alinhados com os dos mais velhos.
A geração da autoaceitação
A geração Z não é tão desapegada dos procedimentos estéticos. 80% dos entrevistados têm interesse em fazer alguma mudança na aparência, o que contradiz o que dizem algumas marcas e perfis nas publicações das redes sociais.
Geração Z só quer se relacionar no mundo digital
Apesar de nascer conectada, a geração Z não demonstra interesse em se relacionar inteiramente no mundo digital. Inclusive, foi a que menos se manifestou pelos modelos de trabalho 100% remotos.
Conforme a pesquisa, 51% dos jovens têm preferência pelo modelo híbrido para o trabalho. Já quando o assunto é estudo, 53% considera o ensino presencial como mais atraente.
Formas de entretenimento físico estão fadadas ao fracasso
O mesmo vale para o entretenimento. 73% da geração Z gosta de assistir filmes nas salas de cinema e 9% têm apego às livrarias físicas. Essas são boas pistas de que as opções presenciais de lazer não estão fadadas à falência, como muitos estimaram durante a pandemia.
O que é verdade sobre os movimentos geracionais?
Agora que você já sabe o que é mito entre os movimentos geracionais, é importante saber o que é verdade sobre as diferentes gerações. Confira, a seguir!
Relacionamento bancário pautado em soluções digitais
Mais de 30% do público jovem já não frequenta agências bancárias. Toda a movimentação financeira acontece nas soluções digitais. Além disso, as fintechs se destacam no relacionamento bancário com a geração Z.
Atenção para o propósito das marcas
Os jovens estão de olho na cultura das empresas. “A marca não pode reforçar os estereótipos. É importante que exista o processo de mostrar pessoas de verdade, defender corpos que falem com todos os públicos”, é o que diz uma entrevistada de 23 anos.
Desejo de morar na capital
A cidade grande é o alvo dos millennials e da geração Z. 77% das pessoas com 26 a 40 anos dizem que preferem morar nas capitais, enquanto para os mais jovens, esse número cresce para 85%.
Ser dono do próprio negócio
O empreendedorismo está em alta entre 65% da geração Z e 59% dos millennials. O sucesso profissional, para o público mais jovem, está muito relacionado a ter o próprio negócio.
TV está perdendo espaço para o computador/celular
O Instagram e TikTok ganharam o espaço da TV para as gerações mais jovens. 72% dos nascidos entre 1997 e 2010, e 53% dos millennials usam mais o computador e o celular do que o aparelho de televisão.
Como a HSR pode ajudar nas estratégias dos negócios?
Com especialistas em pesquisas dos mais variados segmentos de mercado, a HSR tem o autoridade para conduzir estudos sobre assuntos relevantes para as empresas. Desse modo, as organizações podem aproveitar todas essas informações de modo a construir boas estratégias de negócios e alavancar os resultados.
A HSR conta com uma equipe de especialistas no assunto, que podem ajudar você e a sua empresa a aproveitarem os insights da pesquisa Movimentos Geracionais, de modo a conquistar cada vez mais consumidores.
Gostou da ideia? Conheça mais sobre a HSR e veja como impulsionar os negócios!