Pesquisa de mercado

Comportamento do consumidor: por que conhecer os hábitos do seu público é tão importante?

O mercado atual é marcado pela complexidade. Tecnologia, muita informação e concorrência tornam o cenário desafiador para as marcas. Como se destacar e chamar a atenção de seu público de maneira única? Um caminho efetivo para isso tem sido centrar campanhas e estratégias de negócios no comportamento do consumidor.

A ciência de dados possibilita que empresas conheçam seu público de maneira cada vez mais profunda. Para as marcas, essa iniciativa é essencial para o sucesso, pois permite que promoções, conteúdos e produtos sejam pensados especificamente para atender as necessidades reais das pessoas.

Mesmo assim, ainda existem desafios. Como o consumidor atual é cada vez mais nichado e exigente, é preciso investir em técnicas de pesquisa contínuas para conhecer o perfil de um segmento do público em detalhes, monitorar tendências e ter acesso a insights para impulsionar a captação e nutrição do público.

Neste post, você vai entender o que é o comportamento do consumidor, qual é a importância desse estudo e como usá-lo na sua estratégia. Acompanhe!

O que é comportamento do consumidor?

Podemos entender o conceito de comportamento do consumidor como um conjunto de padrões de atitudes e hábitos, tanto os de consumo como os da rotina, que a pessoa realiza na sua vida.

Esses costumes e práticas dos indivíduos influenciam suas decisões de compra e escolha de produtos ou serviços, é por isso que é tão válido conhecê-los para desenhar estratégias e posicionamento de marca eficazes.

Atualmente, o comportamento não se explica somente por dados sócio-demográficos como no passado. É importante compreender uma série de fatores que afetam sua formação em medidas diferentes, como:

  • cultura;
  • faixa etária;
  • estilo de vida;
  • classe social;
  • personalidade;
  • influenciadores;
  • princípios e crenças;
  • experiências vividas;
  • opiniões de amigos e família.

 

Pensando em todos esses elementos, faz todo sentido estudar o comportamento do consumidor para planejar o lançamento e a criação de produtos e serviços, uma vez que fica mais fácil entender o que terá maior potencial de conexão com determinado público, como atraí-lo e realizar uma venda.

Qual a importância desse estudo para as estratégias das empresas?

Estudar o comportamento do consumidor é essencial para empresas de todos os segmentos, já que mostra a maneira como seu público interage com a marca e reage aos seus produtos e campanhas, além de fornecer para a empresa uma série de insights valiosos para ações futuras. Entenda melhor a seguir.

Entender tendências de padrões de consumo

Mapear dados sobre consumidores possibilita entender suas reais motivações de compra. Ou seja, é uma maneira eficaz de descobrir de fato o que se passa na mente das pessoas a fim de encorajá-las a comprar algo: quais são seus sentimentos, medos, desejos, angústias, necessidades ou dores.

Logo, ao entender essas motivações, você pode elaborar conteúdo para alimentar o funil de vendas e despertar essas emoções nas pessoas, encurtando seu caminho até a conversão. Desse jeito, sua campanha não só se torna mais eficiente, como ajuda a empresa a reduzir custos com esforços de marketing e elevar as taxas de conversão.

Antecipar-se às necessidades do público

A informação qualificada que uma pesquisa de comportamento do consumidor permite que a empresa conheça detalhes sobre as dores, os desejos e interesses do seu público-alvo.

Isso possibilita identificar oportunidades, tendências e antecipar demandas, uma vez que as equipes responsáveis podem se concentrar em criar produtos, soluções e conteúdos voltados para necessidades recém descobertas de um determinado grupo.

Fortalecer o posicionamento de marca

Quanto mais uma empresa conhece profundamente seu cliente e usa informação para personalizar as interações com o público — melhorando os produtos, ofertas, conteúdos e atendimento —, mais ela tem a chance de se colocar à frente da concorrência como uma marca que oferece relevância e entrega de diferenciais concretos.

Fidelizar clientes

Em um gancho com o tópico anterior, investir em produtos e conteúdos significativos e personalizados para os clientes certamente deixará seu público mais satisfeito, sentindo-se mais valorizado, compreendido e acolhido por sua marca.

Como efeito, além de conquistar mais consumidores, a marca consegue fidelizar os clientes que tem, concentrando ações específicas para um grupo seleto de pessoas com potencial para se tornar promotor da marca.

Qual o papel das pesquisas nessa jornada?

Realizar pesquisas de mercado é uma forma precisa de saber mais sobre o comportamento do consumidor. Esse levantamento traz informações e insights que você não teria como desvendar de outra forma, possibilitando que uma marca converse diretamente com seu público.

Pesquisas de mercado geram insights para orientar a tomada de decisões. Ao criar um questionário, são considerados todos os pontos a serem explorados pela pesquisa, visando coletar dados sobre hábitos de consumo.

Por exemplo, por meio desses levantamentos, é possível descobrir:

  • como uma pessoa conheceu a marca;
  • o que ela sente em relação à empresa;
  • com que frequência compra um produto ou serviço;
  • o quanto que aquele produto atende a necessidades importantes;
  • entre outras coisas.

Exemplos práticos de ações que as empresas podem adotar com esse conhecimento

Como você pode ver, pesquisas de mercado sobre o comportamento do consumidor entregam informações valiosas sobre o cliente, suas preferências e relacionamento com a organização. Com esses dados, pode-se tomar decisões melhores, aprimorar processos, campanhas e muito mais. Confira algumas ideias.

Oferecer vantagens no pós-venda

O pós-venda é uma etapa sensível que muitas vezes é negligenciada pelas empresas. Contudo, é o momento ideal para trabalhar o reforço de marca e reter clientes. Por meio da pesquisa e identificação de necessidades do público, você pode usar os dados para pensar em campanhas específicas para essa etapa: descontos em produtos similares, brindes exclusivos, atendimento com especialista, etc.

Criar benefícios mais atrativos

Muitas empresas investem em campanhas que não tem tanta adesão, pois as vantagens oferecidas não são tão atrativas para o público. Use os dados da pesquisa para saber quais são os pontos que podem estimular as pessoas a aderir às suas campanhas, como:

  • descontos;
  • consultoria gratuita;
  • condições diferenciadas de frete.

Adaptar produtos às novas gerações de consumo

Um grande desafio para as empresas é manter a relevância e continuar elaborando produtos e serviços que o público quer consumir. À medida que novas tendências e gerações aparecem, é preciso reavaliar e adaptar como os produtos são produzidos e oferecidos ao público.

A pesquisa de mercado pode fornecer ótimo direcionamento e insights para descobrir o que faz sucesso com cada audiência, como se comunicar com esse público e que outros tipos de soluções podem ser mais relevantes e bem-sucedidas.

Pensar em formas de acessar o novo consumidor

Assim como elaborar novos produtos para agradar a novas gerações de consumidores, ampliar a carteira de clientes e atingir outros públicos pode ser desafiador. Com o conhecimento certo, esse plano tem grandes chances de se tornar mais assertivo.

Pesquisas de mercado ajudam empresas a segmentar melhor seus contatos e entender preferências do público. Com isso, podem elaborar conteúdo eficaz para atrair e nutrir leads ao longo da jornada do cliente, conduzindo-os até o final em direção à conversão.

Com informação qualificada, empresas também podem fazer testes e elaborar campanhas mais atraentes para entender formas de divulgar e direcioná-las ao público pretendido em formatos e canais que façam mais sentido para esse grupo.

Entender o comportamento do consumidor deve ser um exercício contínuo de empresas que desejam manter sua relevância e se fortalecer no mercado. No mundo atual, investir em estratégias centradas no cliente é a melhor maneira de ter campanhas eficientes, gerar bons resultados e ampliar as vendas do seu negócio.

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