Pesquisa de mercado

Pesquisa de Mercado: dados coletados e transformados em informação para o seu negócio

Toda empresa que visa o sucesso possui estratégias focadas em minimização de riscos e expansão da atuação. Para realizar qualquer uma dessas propostas, é fundamental contar com uma boa pesquisa de mercado.

Ao ter acesso a dados coletados e analisados em tempo real, é possível dimensionar o ambiente de atuação do seu negócio. Com a compreensão do contexto, torna-se mais fácil elaborar estratégias eficientes, transformando dados em informações que ajudam a garantir o desenvolvimento da sua marca ou de seu produto.

Mas afinal, o que é pesquisa de mercado e quais benefícios ela pode trazer para o planejamento do seu negócio? Acompanhe este artigo e saiba mais!

O que é pesquisa de mercado?

Para começar, é importante saber que a pesquisa de mercado é uma ferramenta que todas as empresas podem utilizar. Com base nela, é possível identificar e entender diferentes elementos que influenciam no seu negócio, como:

  • cenário competitivo;
  • perfil do público alvo;
  • dinâmica do setor de atuação;
  • comportamento do público alvo e demandas.

 

As pesquisas de mercado ajudam a coletar as informações mais importantes para ter insights decisivos em um negócio. Tudo isso com segurança, tendo em vista que é possível realizar uma gestão baseada em dados.

Quanto às informações que uma pesquisa de mercado entrega, vale destacar que isso depende do tipo de pesquisa a ser realizada, de acordo com o seu objetivo: 

  • metas de NPS;
  • customer experience;
  • pesquisa de marketing;
  • teste de produto e conceito;
  • mapeamento da jornada do cliente;
  • pesquisa de lançamento de produto;
  • monitoramento da satisfação do cliente.

 

Qual a importância da pesquisa de mercado?

A todo momento, é preciso tomar decisões. Entretanto, nem sempre é fácil saber se foram feitas as melhores escolhas. Isso porque, com tantos fatores que impactam o sucesso de um negócio, é desafiador ter uma visão ampla e confiável sobre o assunto.

Por esse motivo, faz toda a diferença contar com um especialista para saber se os caminhos idealizados ou se as iniciativas tomadas são as mais adequadas para o contexto em que a empresa se apresenta. Essa é a importância da pesquisa de mercado para o sucesso de qualquer empreendimento. Algumas informações úteis ajudam a elaborar estratégias mais coerentes, como:

  • comportamento do seu consumidor;
  • quais são as estratégias de seus concorrentes;
  • conhecer profundamente como funciona o mercado em que a sua empresa atua.

 

Simultaneamente, elas ajudam a fazer com que o planejamento atenda aos objetivos do negócio e a empresa alcance cada vez mais resultados satisfatórios.

Entretanto, vale lembrar que existem alguns cuidados necessários para realizar uma pesquisa de mercado e desfrutar de todas essas vantagens. Ter uma estrutura robusta, composta por profissionais preparados e capacitados para assumir essas funções, é apenas o começo.

Isso porque a interpretação dos dados também é crucial, já que mal-entendidos podem levar a prejuízos consideráveis e comprometer o desenvolvimento de uma empresa. Por isso, o tratamento das informações precisa estar em boas mãos.

Quais os benefícios?

A partir do momento que uma empresa tem o comprometimento com a elaboração do planejamento estratégico com base em pesquisas de mercado, todos os processos internos podem ser otimizados — a começar pela preparação dos colaboradores e confiabilidade dos dados coletados. 

Além disso, é possível ter acesso a uma série de benefícios que ajudam a elevar a posição da empresa no mercado, ganhar visibilidade e ter o crescimento esperado. Confira as principais vantagens de investir em pesquisas de mercado confiáveis!

Vantagem competitiva

Conhecer bem os seus concorrentes é um passo essencial para superá-los na preferência do público. Isso porque todos os negócios apresentam falhas e problemas que não são facilmente resolvidos.

Ao conhecer as fraquezas de outra empresa, você pode agir para entregar aquilo que os concorrentes ainda não oferecem. Sendo assim, se o público de um mercado gosta de fazer compras pela internet, por exemplo, mas nenhuma marca oferece agilidade na entrega, é aí que o seu negócio pode entregar o que os clientes procuram.

Desse modo, pesquisas de mercado, especialmente as de benchmarking, ajudam a criar estratégias que darão ao seu negócio uma vantagem competitiva. Com isso, as chances de conquistar um melhor espaço entre os clientes só aumentam.

Melhorias na experiência do consumidor

As pesquisas de customer experience são indispensáveis para todos os setores: varejo, telecom, financeiro, consumo, educação, entre outros. Afinal, entregam informações relevantes sobre:

  • jornada de compra;
  • hábitos de uso e consumo;
  • Satisfação e recomendação.

 

Com esses dados em mãos, você pode saber melhor sobre o que os clientes querem e esperam da sua empresa.

A partir disso, é só investir cada vez mais de forma a proporcionar uma boa experiência com o seu negócio desde o primeiro momento. Desse modo, as pesquisas não entregam tudo o que você precisa para alavancar as vendas e impulsionar os negócios. No entanto, oferecem informações suficientes para elaborar planos eficientes para conquistar o mercado.

Dimensão do mercado

É importante saber com o que você está lidando. As interações comerciais e da sociedade, no geral, são bastante dinâmicas e com potencial de mudanças a todo momento.

Ter a dimensão do mercado que você atua auxilia a te manter por dentro das novidades, conhecer as tendências e se antecipar para oferecer os produtos e serviços que mais se destacam no meio. Em outras palavras, as pesquisas ajudam a conhecer o terreno em que a sua empresa caminha.

Com esse conhecimento, é possível efetuar várias ações benéficas para a saúde da sua empresa, como:

  • otimização de portfólio;
  • configuração de produtos;
  • gerenciamento de categorias;
  • assumir maior controle sobre as variáveis que afetam o seu negócio.

 

Captação de oportunidades

As pesquisas de mercado com foco em estatística e previsões para os próximos anos ajudam a promover insights interessantes em uma empresa. Afinal, permitem identificar com muito mais facilidade as oportunidades que garantem o crescimento do seu negócio.

Até mesmo relatórios sobre vendas no último trimestre, por exemplo, dentro da sua área de atuação, entregam oportunidades que você pode aproveitar. Basta combinar as informações identificadas com os diferenciais que o seu negócio apresenta.

Isso significa que a sua empresa pode ser a responsável por atender às demandas do mercado em que atua, favorecendo as chances de se tornar cada vez mais conhecida e procurada. Tudo graças às oportunidades que surgiram no caminho e foram bem aproveitadas.

Conclusão

Como visto, a pesquisa de mercado permite uma cultura de aprendizado para melhor tomada de decisão em busca de resultados assertivos. 

A HSR, por exemplo, é especialista em pesquisas de mercado nos seguintes setores:

  • saúde;
  • techs;
  • varejo;
  • telecom;
  • consumo;
  • financeiro;
  • educação;
  • automotivo.

 

Com soluções inovadoras e estudos estratégicos, tem de tudo para se tornar a parceira que você precisa para impulsionar seus negócios.

 

Entendeu melhor por que a pesquisa de mercado é um instrumento tão importante para qualquer empresa? Com informações confiáveis, você tem a oportunidade de construir planejamentos mais estratégicos e fazer sucesso no mercado em que atua.

 

Gostou da ideia? Então, continue se atualizando sobre as novidades do mercado e veja como se destacar. Para isso, conheça nosso blog e veja mais insights para sua empresa!