8 comportamentos de compra para ficar de olho!
As preferências e os hábitos dos consumidores estão em constante dinamismo. Com o passar dos anos e eventos significativos como a transformação digital e a pandemia, por exemplo, as mudanças foram ainda mais radicais.
É por isso que marcas precisam continuamente estudar e acompanhar comportamentos de compra e demandas do seu setor para saber como se posicionar estrategicamente.
Passados grandes períodos comerciais como Black Friday e Natal, é hora de olhar para o novo ano e pensar em novas táticas para impulsionar vendas.
Neste post, vamos compartilhar com você 8 tendências de comportamentos de compra que você precisa conhecer para sair na frente da concorrência e fortalecer sua marca. Acompanhe!
1. Compras mais certeiras na indústria alimentícia
Com a pandemia, serviços de delivery alimentícios cresceram exponencialmente. Não somente os supermercados tiveram que entrar na era digital e melhorar a experiência de compra dos clientes via sites e aplicativos, mas essa mudança também favoreceu pequenas marcas e produtores.
Consumidores passaram a fazer compras mais certeiras e muitos investem em combos e pacotes de pequenos produtores para atender a cerimônias e comemorações mais intimistas e reduzidas, como encomendas para ceia de natal e cestas de orgânicos.
2. O boom do e-commerce
Mesmo com a retomada das visitas mais frequentes às lojas físicas, o e-commerce veio para ficar. É o local que o cliente sabe que pode encontrar melhores ofertas e uma gama mais variada de produtos a qualquer hora e em qualquer lugar. É por isso que o setor não para de expandir e, em 2022, o e-commerce brasileiro teve o maior crescimento em toda América Latina.
3. Varejo físico continua forte
Apesar do boom das compras online e do crescimento do e-commerce, algumas categorias de compras em supermercado ainda encontram restrições por parte dos consumidores: três entre cada dez ainda evitam fazer a compra de perecíveis pelo e-commerce.
Outro efeito da pandemia está ligado à compra afetiva, especialmente no que diz respeito aos shoppings. Os brasileiros têm um vínculo de afetividade com esses locais, uma vez que eles oferecem uma experiência de compra, passeio e lazer ao mesmo tempo.
Por isso, diversos clientes ainda preferem consumir nesses ambientes e ter a experiência da interação humana. Isso é verdade inclusive para a nativa digital Geração Z.
4. Crescimento do modelo “clique e retire”
Neste meio de caminho entre o boom do e-commerce e a fortaleza do varejo físico, entra em cena a tendência omnichannel, onde os consumidores buscam alternativas que unem o físico e o digital, entregando uma experiência de compra mais completa e conveniente.
Nesse cenário, o formato “clique e retire” ganhou a preferência de vários clientes em diversas categorias. Ele é escolhido quando a pessoa deseja economizar no frete e também encurtar o prazo de entrega.
5. Beleza natural
O setor de moda e beleza apresenta comportamentos de compra conectados com a ideia de frescor e autoaceitação. Por um lado, as preocupações ambientais motivam o consumidor a buscar por marcas mais engajadas e que ofereçam produtos com ativos mais naturais, os já conhecidos cosméticos éticos.
De outro, existe um movimento, sobretudo de gerações mais jovens, de apostar em um visual mais natural e sem artificialismos. Isso combina especialmente agora com a chegada do verão.
6. Foco na experiência e storytelling
No oceano de marcas e empresas na internet, chamar a atenção do consumidor é um verdadeiro desafio. Há tempos que o cliente moderno sinaliza que quer mais do que um bom produto: ele deseja ter uma interação significativa com a marca.
Por isso, uma tendência de comportamento de compra que continua firme é priorizar a experiência do cliente para engajá-lo e retê-lo, além de apostar em um bom storytelling para envolver o comprador em potencial.
7. Turismo: o viajante pós-pandemia
A retomada do turismo foi um momento muito aguardado no setor com o pós-pandemia. Contudo, com diversas ondas causadas por novas variantes e a instabilidade econômica, o comportamento de compra associado ao setor é marcado pela cautela.
No mais, depois de vivenciar o isolamento social e com a consolidação do trabalho remoto, o viajante pós-pandemia está em busca de novas experiências. Estar mais próximo da natureza, desconectado da tecnologia, e modelos de viagens que valorizam o bem-estar e a saúde mental são fortes tendências.
8. A versatilidade do setor de casa e decoração
Os nichos de casa e decoração estão extremamente aquecidos, movimento que começou especialmente durante a pandemia. No período de isolamento social, as pessoas passaram a olhar com mais atenção e carinho para cantos da sua casa e começaram a iniciar pequenas reformas e decidiram renovar o visual de diversos ambientes do lar.
Além disso, produtos desse setor são multifuncionais e são boas opções de compra em diversas datas comemorativas do ano.
Para atingir seu público-alvo de forma certeira e surpreender clientes oferecendo exatamente o que eles procuram, é essencial conhecer os diversos comportamentos de compra e acompanhar tendências que mostram as mudanças nas demandas do consumidor.
Quer saber mais sobre o que seu público está pensando? Conte com a HSR Specialist Researchers para saber quais oportunidades os dados do seu nicho relevam!