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Veja 10 dicas de como melhorar a experiência do cliente e aumentar sua satisfação!

A experiência do cliente se tornou um grande ponto central nas estratégias de marketing em todo mundo. Não à toa, com a transformação digital e outros eventos na nossa sociedade, como as pessoas consomem e se relacionam com marcas mudou radicalmente.

Os consumidores modernos são informados, exigentes e sabem usar o mundo digital a seu favor para fazerem escolhas acertadas. Por isso, estão mais interessados e acabam sendo mais exigentes em relação ao seu processo de compra, tanto quanto no produto ou serviço ofertado..

Afinal, em um mercado competitivo, ter um bom produto não é suficiente. É preciso entregar valor e conveniência em cada ponto de contato com seu cliente.

Pensando nisso, neste post, compartilharemos dez estratégias de como melhorar a experiência do cliente na sua empresa e potencializar os resultados. Vamos começar?

1. Conheça profundamente seu cliente e considere suas preferências

O primeiro passo para saber como agregar valor na forma que o cliente interage com sua marca é por meio de um estudo do comportamento desse público. É preciso conhecer profundamente o usuário, entender os canais que ele acha mais prático usar e suas outras preferências.

2. Dê atenção a toda a sua jornada

A jornada do cliente representa todos os pontos de contato de uma pessoa com uma marca, desde o momento em que ela ouviu falar de seus serviços até a compra. Cada uma das interações que acontecem devem ser mapeadas e consideradas oportunidades para melhorar a experiência do cliente.

3. Disponibilize diferentes canais de atendimento

Uma estratégia para melhorar a experiência do cliente é oferecer mais de um canal de atendimento. Dessa maneira, o consumidor escolhe a forma que achar conveniente de falar com a empresa. Disponibilizar uma variedade de canais está, inclusive, alinhado com o conceito omnichannel.

4. Analise a satisfação do seu cliente interno

A satisfação da sua equipe interna impacta diretamente na experiência dos seus clientes. A razão é que um time mais motivado e engajado com a empresa tem maiores chances de fornecer um atendimento amigável e prestativo, resultando em uma experiência positiva para o consumidor.

5. Atribua valor à experiência do cliente

Uma forma de impulsionar estratégias para melhorar a experiência do cliente na empresa é mostrar de forma concreta e prática aos líderes os impactos efetivos nos resultados. Ao comprovar como a experiência colabora para elevar índices de fidelização e vendas, por exemplo, é possível ganhar um apoio maior da gestão.

6. Priorize toda iniciativa de CX

Tenha a jornada do cliente como guia para elaborar iniciativas de melhora à experiência do cliente. Analise indicadores e teste hipóteses para entender os impactos de determinadas mudanças na visão do usuário.

7. Amplie a visão ao observar e pensar em soluções para um problema de CX

Qual caminho seu cliente precisa percorrer para conseguir, por exemplo, gerar uma segunda via para um boleto? Percorrer a jornada do ponto de vista do cliente e observar o fluxo dos processos e pontos problemáticos são formas inteligentes de melhorar a experiência.

8. Dê espaço para novas ideias de CX

Promova a cultura da inovação na sua empresa e estimule a criatividade da sua equipe ao adotar outras metodologias de trabalho e estar sempre aberto a novas ideias. Para gerar algo surpreendente, é preciso abrir a mente ao novo — que pode parecer estranho em um primeiro momento.

9. Realize pesquisas de satisfação constantemente

Esteja sempre interessado em saber o que seu cliente acha da usabilidade, portanto, sempre peça feedback sobre seus processos. Faça pesquisas continuamente e use o retorno dos clientes para aprender e testar novas hipóteses.

10. Invista no customer centric

A cultura centrada no cliente combina perfeitamente com uma experiência aprimorada. Essa estratégia envolve considerar os feedbacks e dados fornecidos pelo público como matéria-prima para as decisões do negócio.

Saber como melhorar a experiência do cliente é essencial para o desempenho de uma empresa. Marcas que não conseguem estabelecer uma conexão positiva com seus consumidores são logo substituídas. Portanto, não subestime o poder de uma experiência primorosa que entrega valor e encanta o público de modo a mantê-los sempre voltando.

Se você gostou deste post, continue sua jornada de conhecimento e confira agora o artigo Customer Experience: saiba tudo sobre essa estratégia e aumente a satisfação dos seus clientes!