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8 tendências de consumo para sua empresa ficar de olho

Atualmente, empresas têm amplo acesso a dados e pesquisas sobre hábitos de compra, demandas e comportamento do consumidor devido às tecnologias. Por isso, é essencial acompanhar as principais tendências de consumo para planejar e repensar estratégias e investir em práticas mais relevantes para seu público-alvo.

 

Um fator que reforça a importância de se atualizar é que, atualmente, os consumidores estão cada vez mais exigentes. Com as mudanças na forma como as pessoas consomem conteúdos, produtos e serviços, as jornadas de compra se tornaram menos lineares.

 

Nesse sentido, quanto mais conhecimento uma marca tiver sobre tendências do mercado, mais sucesso terá em antecipar demandas e desenhar táticas para atrair a atenção e preferência dos clientes.

 

Neste artigo, você conhecerá oito tendências de consumo de destaque no mercado, entender como funcionam e se inspirar para incorporá-las nas suas estratégias. Acompanhe a leitura!

1. Consumo digital

A transformação digital é um dos aspectos mais transformadores da nossa sociedade, que alterou como as pessoas compram e pesquisam sobre produtos e serviços.

 

Essa tendência oferece a chance de as marcas aprenderem novas formas de interagir e impactar seus públicos. Por meio de dados e tecnologias, é possível tornar a experiência de compra digital ainda mais personalizada, rápida e prática, aspectos cruciais para o consumidor moderno.

2. Compra por conveniência

A busca por praticidade e conveniência são fortes demandas do consumidor moderno. Na correria do dia a dia, as pessoas desejam que marcas usem a tecnologia para oferecer processos com maior rapidez e experiência do cliente altamente customizada.

 

Alguns exemplos de ações que tornam as compras mais convenientes para o cliente são:

 

  • opções de entregas otimizadas;
  • benefícios, como cashback e pontos;
  • atendimento e etapas de finalização de compra ágeis.

3. Experiência phygital

Com o fortalecimento e crescimento do comércio digital, muitos pensaram que as lojas físicas teriam um fim. Mas a verdade é que o cliente moderno deseja unir o melhor dos dois mundos. É nesse cenário que surge o conceito de phygital, uma palavra que vem da união de physical (físico) e digital.

 

Esse conceito fala sobre a necessidade de integração dos canais físicos e digitais de uma loja. Por exemplo, um cliente pode realizar uma compra pelo aplicativo da marca e agendar a retirada presencialmente em um ponto de venda, este movimento é conhecido como a jornada do “Clique e retire”. Ou, por outro lado, pode ir a um ponto de venda experimentar um produto, fazer a compra pelo site via celular e programar a entrega na sua residência.

 

Isso é possível por meio de soluções omnichannel, que conectam todos os canais da loja, entregando uma experiência de compra mais cômoda para o consumidor.

4. Compra via redes sociais

Pessoas de diferentes grupos passam cada vez mais tempo conectadas na internet, sobretudo nas redes sociais. Se o consumo online já é fortalecido, comprar diretamente pelas redes se tornou ainda mais comum.

 

A tendência de consumo, conhecida como Social Commerce, é mais forte em canais como o Instagram. Entretanto, redes menos comentadas, como o Pinterest, chamam a atenção e apresentam boas oportunidades para quem trabalha com moda, decoração e estilo de vida.

5. Consumo consciente

Na contramão do consumo em massa, surgem algumas tendências que captam cada vez mais adeptos, como o consumo consciente. Após situações de grandes crises — pandemia e seus impactos financeiros —, muitas pessoas começaram a rever como gastam dinheiro e o que consomem.

 

Mais conscientes da necessidade de controlar gastos para sobreviver às crises, a ideia é que muitos clientes mudem seu foco na hora de comprar, priorizando produtos e serviços ligados ao bem-estar. Assim, uma tendência de consumo são itens ligados à qualidade de vida, como:

 

  • terapias;
  • esportes;
  • alimentação.

6. Capitalismo consciente

O capitalismo consciente aparece como uma tendência de consumo relacionada à necessidade de escolher marcas e produtos mais sustentáveis, que causem menos agressões ao planeta.

 

Gerações jovens, como a geração Z, são mais ligadas à ideia de sustentabilidade e, geralmente, buscam marcas que ofereçam produtos naturais e posicionamento claro em relação à preservação de recursos e ecossistemas.

Assim, existe cada vez mais pressão para marcas aderirem ao conceito de ESG (Environmental, Social and Governance; em português, Ambiental, Social e de Governança).

 

Essa tendência de consumo é sinal que a empresa se preocupa com o planeta e investe em práticas sustentáveis. Aderir a essa causa pode ser fundamental para atrair e engajar clientes, que estão cada vez mais sensíveis a esses temas.

7. Economia colaborativa

“Compartilhar” é uma palavra-chave para as tendências de consumo nos últimos anos. A evolução de empresas no setor da economia colaborativa, como Uber e Airbnb, mostra que o consumidor de hoje está mais interessado em comprar com empresas que aplicam inovação e tecnologia. Assim, podem oferecer uma ampla gama de serviços por preços atraentes, de forma mais prática e conveniente.

 

Essa tendência acompanha uma mudança de pensamento e percepção do mundo que mostra que é melhor, mais fácil e barato usar um serviço compartilhado do que comprar um item para uso exclusivo.

8. Marcas com propósito

Como falamos na questão do ESG, os consumidores de hoje, em especial as gerações jovens, querem mais do que comprar um bom produto ou serviço. Eles desejam se identificar com a marca e enxergar nela valores e propostas com as quais concordam.

 

É nesse sentido que existe cada vez mais pressão dos clientes por investimento em pautas e conteúdos com diversidade, sustentabilidade e ativismo. Nesse ponto, é importantíssimo conhecer seu público-alvo e entender quais são os temas e valores com os quais ele se identifica.

 

Se você deseja gerar mais conexão, engajamento e, consequentemente, aumentar suas vendas, o caminho é certo é investir em conteúdo e temas que sejam relevantes para essas pessoas.

 

Estudar tendências de consumo é primordial para qualquer empresa que oferece produtos ou serviços. Afinal, vivemos em um mundo dinâmico, assim, está cada vez mais inconstante como as pessoas consomem e fazem escolhas. Dessa forma, saber sobre os movimentos do mercado ajuda sua marca a estar na vanguarda dos acontecimentos e aproveitar melhor as oportunidades que se apresentam.

 

Simultaneamente, um ponto de atenção é que não se pode perder de vista os valores e identidade da marca. A ideia central não é apenas incorporar estratégias baseadas nas tendências, mas sim elaborar táticas que estejam melhor conectadas com o perfil da sua marca. Isso é essencial para fortalecer a imagem e o branding da empresa.

 

Quer continuar se informando e aprofundando seus conhecimentos sobre dados e consumo? Então, confira agora outro conteúdo sobre a importância de entender o comportamento do consumidor.