Como a inteligência aumentada impulsiona os processos organizacionais? Entenda!
Dados são ativos extremamente valiosos para as marcas.
São informações importantes sobre seus consumidores que fomentam insights e ajudam as empresas a estarem à frente para construir melhores experiências e tomar decisões sobre qual caminho tomar.
Coletar, medir e armazenar dados ao longo das jornadas de experiências dos seus clientes são passos importantes para preparar a empresa para ser uma “organização orientada a dados”.
Mas só isso não é suficiente. Esses dados requerem refinamento e contextualização para que possam ser efetivamente analisados e contemplados nas decisões de negócio, ou na execução das tarefas. E este passo é o que só a Inteligência Aumentada, associada à Inteligência Artificial, podem fazer.
A inteligência aumentada é aplicada não somente para automatizar processos, mas aprimorá-los, elevando a performance e os resultados da organização. Com ela, a empresa pode gerar conhecimento com qualidade elevada, o que colabora para competitividade e para ganhar destaque em seu segmento.
Neste post, vamos explicar melhor o que é inteligência aumentada, como ela se difere da inteligência artificial e mais detalhes sobre seu potencial aplicado aos negócios. Acompanhe!
O que é a inteligência aumentada?
A inteligência aumentada é uma tecnologia que se propõe a ser um complemento ou aprimoramento da inteligência artificial. De muitas maneiras, ela ajuda usuários a tirar melhor proveito de sistemas de IA, realizando tarefas com maior precisão e produtividade.
Isso acontece porque a inteligência aumentada é capaz de capturar, filtrar, analisar e distribuir informação de modo automático e muito mais inteligente. Com ela, os dados já chegam às equipes prontos para serem usados e de forma muito mais acessível.
Quais são as diferenças entre Inteligência Aumentada e Inteligência Artificial?
Em linhas gerais, a inteligência artificial é um campo mais abrangente que envolve máquinas que desenvolvem a capacidade de imitar a ação humana, aprender com dados e realizar tarefas de modo autônomo.
Na medida em que é alimentada com mais informações, sistemas de IA aprimoram seus processos. No entanto, sistemas de IA não fazem interpretação de dados ou tomam decisões, eles apenas disponibilizam o conhecimento.
Um bom exemplo é o ChatGPT, um chatbot inteligente que composto por inteligência artificial é capaz de responder perguntas, produzir textos e até códigos de programação com uma linguagem semelhante à de humanos.
Já a inteligência aumentada se baseia em tecnologias cognitivas com uma capacidade analítica maior, que buscam apoiar o ser humano no fluxo de trabalho. Seu intuito é contribuir para que profissionais gerem análises ainda mais precisas e com menos falhas.
Por que investir nessa tecnologia?
Qual é, afinal, o potencial da inteligência aumentada aplicada aos negócios e como ela agrega valor aos resultados? Conheça, a seguir, os principais motivos para investir nessa tecnologia.
Automatização
Um dos principais benefícios do uso de tecnologias nas empresas é a possibilidade de automatizar tarefas repetitivas e burocráticas. A inteligência aumentada viabiliza isso, permitindo que empresas ganhem tempo e produtividade e reduzam custos e erros.
Transformação de funções
Com tecnologias como a inteligência aumentada, algumas funções corporativas podem se tornar mais estratégicas. Por exemplo, se o RH automatiza processos como gestão de benefícios e folha de pagamento, os profissionais terão tempo para se concentrar em assuntos relevantes como ações para retenção de talentos, aprimoramento dos níveis de satisfação interna e mais.
Aprendizagem e desenvolvimento
Os dados, muitas vezes, fornecem conhecimento sobre áreas e assuntos que podem passar despercebidos no dia a dia. Isso oferece às empresas e às pessoas a oportunidade de serem criativas e inovadoras, de pensar diferente e enxergar aspectos sob diferentes pontos de vista. Ao mesmo tempo, ao apostar na cultura da inovação na empresa, equipes podem se sentir estimuladas a estudar mais e se desenvolver sobre o tema.
Surgimento de novos profissionais
Na medida em que a tecnologia avança, novos cargos e funções surgem. Hoje, analistas e cientistas de dados são profissionais altamente requisitados. Afinal, a criatividade e o olhar humano nunca serão substituídos, e pessoas com diferentes conhecimentos e habilidades serão necessárias nas empresas para guiar esse caminho em meio da transformação digital.
Quais são algumas possíveis aplicações de Inteligência Aumentada?
A inteligência aumentada tem inúmeras aplicações práticas em diversos segmentos. Aqui, destacamos dois usos:
- redução da taxa de churn: sistemas inteligentes podem ser aplicados para rastrear clientes com maior potencial de desistência, dando à empresa chance de agir para reverter a perda;
- melhora previsão de vendas: por meio de análises profundas de dados do mercado, hábitos do consumidor, histórico de compras e mais, o comercial pode usar a inteligência aumentada para entender mais sobre o fluxo de vendas de determinados produtos.
Com a inteligência aumentada, os profissionais têm acesso a insights ainda mais embasados e qualificados, o que agiliza a tomada de decisão e a eficácia de atividades que se baseiam em dados. Assim, para processos ainda mais produtivos, a aposta é na combinação dessas duas tecnologias nas empresas, a inteligência aumentada e a inteligência artificial.
Se você gostou deste post, que tal continuar se informando sobre o potencial dos dados? Entenda o impacto das pesquisas em estratégias de segmentação com este artigo!