Qual o impacto das pesquisas em uma estratégia de segmentação?
Nos dias de hoje, as pessoas são constantemente impactadas com diferentes tipos de conteúdo, e nem tudo é capaz de capturar sua atenção. Por isso, se torna cada vez mais importante investir em estratégias de segmentação para garantir que suas mensagens e campanhas atinjam o público certo.
Em plena era da informação, a personalização de conteúdo é muito valorizada pelo consumidor atual que deseja ver materiais que atendam suas necessidades e desejos. Esse conceito tem um impacto prático e é crucial para reter e engajar os usuários.
Neste post, vamos mostrar como uma estratégia de segmentação ajuda empresas a serem mais assertivas e customizarem seu conteúdo para agregar mais valor às suas entregas. Acompanhe!
Como uma estratégia de segmentação ajuda na criação de conteúdos personalizados?
A segmentação é uma tática relacionada ao ato de dividir consumidores em diferentes grupos de acordo com uma série de critérios e variáveis. Por exemplo, é possível agrupar pessoas conforme seu estilo de vida, geolocalização, faixa etária, hábitos, comportamento de compra, renda familiar e muito mais.
Como resultado, uma empresa tem acesso a dados sobre seus clientes e pode desenvolver conteúdos, produtos e ações de marketing mais direcionados, levando em conta os reais interesses e demandas do seu público-alvo.
Assim, podemos concluir que a personalização de conteúdos, produtos e serviços a fim gerar mais engajamento com os consumidores depende de uma boa estratégia de segmentação. Afinal, quanto mais profundo é o conhecimento de uma marca sobre seu público, melhor será seu trabalho em customizar suas criações.
Nesse sentido, a pesquisa de mercado tem um papel fundamental para alcançar a segmentação. Pesquisas de mercado oferecem insights e conhecimentos concretos e dinâmicos sobre diferentes públicos, ajudando empresas em seu planejamento e apresentando diversos benefícios como:
Entender as melhores oportunidades de venda
Uma estratégia de segmentação com o apoio de pesquisas de mercado ajuda empresas a explorar nichos diferentes e identificar oportunidades que antes não eram percebidas.
Ao ouvir os clientes e o que eles desejam, fica mais fácil identificar possíveis lacunas e pensar em produtos ou serviços que podem ser ofertados.
Ou seja: com base nos insights fornecidos pelas pesquisas, marcas podem ter ideias de novos produtos baseadas na contribuição dos entrevistados que vão gerar ainda mais oportunidades de vendas. Nesse caminho, é muitas vezes possível antecipar tendências e demandas e sair na frente dos competidores.
Acertar o tom de voz
Um motivo que pode justificar o baixo engajamento de campanhas e conteúdos é que essas iniciativas não estão de fato “conversando” com o público-alvo.
Ao saber mais sobre as características (idade, gênero, etc.) e outras questões subjetivas (preferências, hábitos de compra, personalidade, etc.) dos seus consumidores fica mais fácil acertar o tom de voz e a linguagem dos seus materiais para estreitar o relacionamento com sua marca.
Agir nas necessidades reais dos leads com soluções mais assertivas
Pesquisas de mercado oferecem dados reais e em tempo real sobre os consumidores. Com isso, empresas têm insights qualificados e têm condições de agir rápido, elaborando soluções realmente mais assertivas e relacionadas ao que o público deseja no momento presente.
Isso é uma grande vantagem, pois permite que marcas atuem de forma objetiva e não percam tempo com campanhas que podem não exibir os resultados e a aceitação esperada.
Deixar o conteúdo mais inclusivo e agregar valor
A personalização aliada às estratégias de segmentação é uma maneira de investir em campanhas e conteúdos com um posicionamento diferenciado. Entender, com base em dados e painéis segmentados, o que realmente importa para seu público para poder construir uma imagem e um conteúdo focado em seus pontos de interesse genuínos.
Como falamos, em meio a um mar de conteúdos que existem hoje em dia, a personalização é a tática que contribui para captar a atenção de um usuário. Com o suporte de um material direcionado, é possível dinamizar a jornada de vendas e agregar mais valor a cada ponto de contato do consumidor com a marca.
Marcas que buscam ampliar o impacto de suas vendas e campanhas precisam olhar para a estratégia de segmentação como uma aliada para poderem criar ofertas, serviços e conteúdos cada vez mais customizados e precisos para seu público.
Ao promover a inclusão, tudo deve ser repensado para considerar a todos, o que exige atingir níveis mais altos de excelência na qualidade na proposta de valor oferecida pelas empresas, além de gerar aprendizados importantes na interação que acontece entre as pessoas em sua diversidade humana.
Se você deseja usar o poder da pesquisa de mercado e dos dados a seu favor, considere contar com uma equipe qualificada para garantir o tratamento e coleta de informações de forma adequada e funcional. Para isso, conte com a expertise da HSR, que é especialista em pesquisa de mercado para as empresas. Conheça nossas soluções e veja como podemos ajudá-lo!