Pesquisa de mercado

6 sinais que você precisa de uma equipe de pesquisa para melhorar os insights de negócio

Como está a sua equipe de pesquisa? Esse é um questionamento que todo negócio precisa fazer para se destacar na era da inovação. Afinal, trabalhar com informações confiáveis e que entregam ótimos insights é um dos principais passos para montar planejamentos cada vez mais estratégicos.

As pesquisas de mercado são fundamentais, seja para:

  • alavancar as vendas;
  • lançar novos produtos;
  • avaliar a satisfação de seus clientes;
  • avaliar a efetividade de suas campanhas de comunicação.

Para isso, o papel das equipes especializadas se destaca por oferecer uma boa metodologia para alcançar cada um desses objetivos.

No entanto, como saber se está na hora de investir em uma equipe de pesquisa? Existem alguns sinais que entregam a necessidade desse tipo de parceria. Neste post, conheça 6 grandes alertas!

1. Demanda por pesquisa aumentando

Para começar, se o seu negócio precisa de cada vez mais informações obtidas a partir de pesquisas de mercado, do comportamento do consumidor e de várias outras áreas, significa que é hora de dar mais atenção para a equipe de especialistas.

Quando a demanda aumenta, mas a quantidade de profissionais e o budget continuam os mesmos, é necessário procurar um reforço. Uma equipe de pesquisa pode ajudar muito nesse ponto, principalmente por enriquecer o conhecimento da empresa com especialistas que sabem quais são as perguntas que devem ser feitas para obter as respostas que trarão os insights necessários para o seu negócio. 

2. Equipe pouco especializada no segmento

Falando sobre conhecimentos, a especialização dos profissionais que atuam na equipe é tão importante quanto a pesquisa. Afinal, pessoas que não têm domínio sobre o segmento podem não saber identificar ou aproveitar as oportunidades que o mercado oferece para adquirir informações relevantes.

Por outro lado, contar diretamente com um time de especialistas soluciona esse problema de maneira prática e eficiente. Nesse caso, o importante mesmo é buscar parcerias com empresas e profissionais com formação e autoridade no assunto que você deseja pesquisar.

3. Falta de domínio sobre metodologias diversas

Equipes de pesquisa que dominam mais de um tipo de metodologia e sabem como integrá-las e tirar o melhor proveito de cada uma delas, de acordo com o que deve ser investigado, são fundamentais. Desta forma, possuem mais repertório para valorizar cada centavo investido nos estudos do mercado.

4. Insights pouco estratégicos

Ao pensar em realizar pesquisas, é essencial refletir sobre os benefícios que os resultados encontrados podem trazer. Geralmente, o que se procura são informações relevantes para a tomada de decisão.

No entanto, quando os insights gerados não estão sendo estratégicos para melhorar as escolhas do negócio, é um sinal de que a empresa está precisando de uma equipe especializada. Novamente, essa é uma iniciativa para aproveitar os investimentos e gerar resultados favoráveis.

5. Campanhas com leads pouco qualificados

Imagine que depois de realizar uma pesquisa, você aplicou os resultados em um planejamento de marketing, mas durante a atividade da campanha, notou que os leads eram pouco qualificados. Se você se identificou com essa narrativa, saiba que pode precisar de uma equipe de pesquisa.

Os insights gerados precisam ser estratégicos para alcançar o público-alvo. Dessa maneira, com resultados encontrados a partir de metodologias inteligentes e dos estudos de profissionais qualificados, é possível chegar a campanhas mais estratégicas.

Tudo isso ao conhecer melhor o perfil dos potenciais clientes que podem ser convertidos, levando em consideração as gerações e demais detalhes do público que o seu negócio atrai.

6. Necessidade constante de adaptação da oferta

Algumas áreas do mercado trabalham com mudanças muito rápidas. Nesse contexto, quanto melhor uma empresa se adaptar e mais ágil for nessa tarefa, maiores as chances de se destacar e oferecer soluções segmentadas para seus públicos específicos.

Para isso, trabalhar com dados relevantes se torna ainda mais necessário. É por isso que contar com uma equipe de pesquisa que possua uma estrutura robusta para coleta de dados favorece os negócios e permite que uma empresa ocupe um espaço de maior relevância no mercado e conquiste um público cada vez maior, devido às rápidas iniciativas.

Se você notou um ou mais desses sinais na sua empresa, saiba que é hora de encontrar uma equipe de pesquisa que ajude a reverter esses problemas. Dessa maneira, é possível melhorar a estratégia do seu negócio e se desenvolver cada vez mais no mercado.

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