O algoritmo das emoções: transformando emoção em dados
Dados, algoritmos e Inteligência Artificial foram alguns dos temas abordados no maior encontro de Pesquisa de Mercado da América Latina, o ESOMAR Latin America 2023, realizado no México.
Nele, tecnologias para coletar dados de forma mais eficiente foram apresentadas com o intuito de mostrar alternativas de aplicações inteligentes e ágeis para gerar crescimento. Portanto, se você quiser saber mais sobre o assunto, continue lendo!
Inteligência Artificial e o algoritmo das emoções
Como já adiantamos por aqui, em nosso artigo sobre Nexialismo: no novo contexto de um mundo data-driven em que vivemos, a pesquisa de mercado vai se reinventando. Assim, ela cada vez mais recorre a ferramentas e plataformas avançadas e customizadas.
Ainda, tendo a inteligência artificial como forte aliada, uma vez que consegue processar grandes quantidades de dados e fornecer insights valiosos para os tomadores de decisão.
Já o termo “Inteligência Aumentada” também deve estar em perspectiva. Ele definido pelo Gartner Group como:
“A parceria dos humanos com a inteligência artificial, trabalhando juntas para agregar qualidade à performance cognitiva dos robôs, que conseguem lidar com escala de funções, mas precisam estar constantemente aprendendo sobre os humanos para que possam então executar ações em escala.”
Com a massiva oferta de ferramentas com tecnologia de ponta para análises de base de dados cada vez mais sofisticadas e complexas, as empresas podem coletar, analisar e utilizar informações com mais eficiência do que nunca. É o mantra: FASTER > STRONGER > BETTER.
Neste contexto, não podíamos deixar de falar sobre o HEART®, um algoritmo desenvolvido pelas empresas members da HSR Specialist Researchers para avaliar o impacto das emoções quando alguém é exposto a uma experiência.
Somos pioneiros no Brasil no uso desta técnica de mensurar emoções de forma anônima e seguindo todos os protocolos da LGPD. Já somamos 10 anos de experiência avaliando as principais campanhas publicitárias em âmbito nacional.
Sim! Emoções são mensuráveis! Continue a leitura do nosso artigo e veja como esta ferramenta pode te ajudar no seu negócio.
Como medir o algoritmo das emoções com o HEART®?
O HEART® é a ferramenta da HSR Specialist Researchers para medir e avaliar as emoções. Isto é feito pela análise das variações na expressão facial (músculos involuntários). É baseado na técnica de FACS (Facial Action Coding System), do Paul Ekman.
As respostas são sempre anônimas e, principalmente, a captura dos movimentos faciais é realizada através da câmera do computador, smartphone ou tablet. O entrevistado é avisado que a câmera de seu device será acionada pela ferramenta e consente (ou não) o acesso. Tudo é feito conforme as exigências da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
É preciso deixar bem claro que não são capturadas informações, imagens ou vídeos do participante através da câmera. Na verdade, captura-se apenas os números binários que representam os movimentos involuntários que realizamos em nosso rosto quando estimulados. Portanto, nenhuma resposta é utilizada individualmente.
Por meio das emoções primárias, nossos algoritmos conseguem identificar 12 emoções:
- otimismo;
- pessimismo;
- orgulho;
- vergonha;
- inveja;
- encanto;
- desespero;
- decepção;
- aversão;
- ansiedade;
- alarme;
- afronta.
Case “As emoções na Copa do Mundo”
Durante a Copa do Mundo, analisamos todos os 60 jogos realizados. São mais de 367 mil segundos avaliados por 11 mil respondentes.
O objetivo do projeto foi compreender as emoções que envolvem os diversos lances de uma partida de futebol, com a magnitude de uma Copa de Mundo. Para isto, nos propusemos a medir, segundo a segundo, os principais lances de todas as partidas da Copa.
Como? Todos os dias entrevistamos entre 400 e mil respondentes, que assistiram às edições de “melhores momentos” dos jogos que aconteceram naquele dia. São edições entre 2 e 5 minutos cada, assistidas pelo respondente no próprio computador ou mesmo pelo celular.
Os entrevistados são de todas as regiões do país, classe social, gênero e idade. As entrevistas aconteceram virtualmente, usando o painel HSR (pessoas pré-recrutadas, representativas da população brasileira). Com isso, as entrevistas são realizadas de forma ágil e precisa.
Insights sobre lances inesquecíveis
Já logo no começo, na estreia da Argentina, quando foi derrotada pelos sauditas, a imagem do time de Messi: todos abatidos. Isso nos desperta a AFRONTA — que é uma mistura de raiva com surpresa —, e o ENCANTO (= alegria), após surpreender-se. Faz todo sentido, não é mesmo?
E aquele golaço inesquecível do Pombo? Os sentimentos mapeados pelo HEART® correspondiam a emoções de empoderamento, que foram:
- afronta;
- encanto;
- orgulho;
- otimismo;
- desafio.
Por que é importante medir isso?
Segundo a neurociência, as emoções marcam as memórias, aceleram decisões (gatilhos), estabelecem vínculos, por isso são tão importantes para as marcas. Cada emoção reflete em ações.
Transforme emoções em dados!
Meça a reação dos consumidores durante experiências, campanhas, vídeos em geral e potencialize o resultado das relações entre a sua marca e seu consumidor. Entre em contato com a HSR e saiba como implementar o HEART®.