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Nexialismo: boas-vindas à nova era!

E o que ficou da nossa participação no congresso da ESOMAR? Quais foram os principais drivers? Como isso se relaciona com nexialismo?

A HSR Specialist Researchers esteve presente na 25ª edição do congresso da ESOMAR, entidade europeia de pesquisa de opinião e marketing, realizado na Cidade do México.

O evento deixou evidente que dois grandes drivers nortearão a indústria de pesquisa de mercado a partir de agora: o Humano como centro de tudo e a visão integradora de ferramentas, métodos, dados e tecnologias.

A abertura do evento foi realizada por representantes da ESOMAR e de outras entidades latino-americanas de pesquisa de mercado. Elas trouxeram um direcionamento comum: lembrar a todos de que pesquisa é um valioso veículo de comunicação, capaz de atingir diversos stakeholders em busca do propósito comum de entender melhor as pessoas. Além disso, também consegue contribuir para criação de um mundo melhor, mais diverso, empático e inclusivo.

Continue lendo para entender mais o que foi discutido no congresso, o impacto no mundo empresarial, tendências e o futuro com a era do nexialismo.

Mundo data driven

No novo contexto de um mundo data driven, a pesquisa de mercado vai se reinventando e cada vez mais usa ferramentas e plataformas mais avançadas e customizadas. E, ainda, tendo a inteligência artificial como forte aliada — uma vez que consegue processar grandes quantidades de dados e fornecer insights valiosos para os tomadores de decisão.

Com a massiva oferta de ferramentas com tecnologia de ponta para análises de base de dados cada vez mais sofisticadas e complexas, as empresas podem coletar, analisar e utilizar informações com mais eficiência do que nunca. É o mantra: FASTER > STRONGER > BETTER.

Mas a pergunta que fica é: como não se afogar neste oceano de informações que um mundo data driven proporciona?

Uma cultura orientada por dados, não sobrevive sem pessoas capacitadas e orientadas para serem bem-sucedidas neste novo mundo. As empresas não devem desprezar essa necessidade: equipes altamente qualificadas em análise de dados e interpretação de resultados. Isso, sem dúvida, pode e já é um desafio, pois nem todas as empresas contam com profissionais com as habilidades necessárias.

Siga com a leitura para entender como isso pode impactar o negócio da sua empresa. Além disso, confira um detalhamento maior sobre os dois principais drivers que extraímos do congresso!

Quais são os 2 drivers?

1. Human Centric

No centro de todas as decisões, estão pessoas. É por pessoas, para pessoas. Um convite para pensar não somente como consumidor, mas em pessoas.

Quando falamos em “human centric”, não nos referimos mais em observar o indivíduo em seu papel exclusivo de consumidor. É sobre entendê-lo em seu sentido mais amplo e multifacetado — o que inclui até o seu avatar no metaverso.

Assim, fica cada vez mais evidente a importância de aprofundar o conhecimento dos indivíduos, suas necessidades e expectativas. É necessária a geração de conteúdo e ações que se conectem efetivamente com todas as dimensões humanas.

É imprescindível pesquisar mais a fundo “personas”. Seja em formato de avatar ou não, elas subsidiarão as personalidades que as marcas assumirão para se conectarem com os consumidores nos diversos universos que estão se configurando: físico-digital-metaverso.

Também será cada vez mais responsabilidade das empresas garantirem o entendimento, desenvolverem a sensibilidade e a prática de trazer e conviver com a diversidade humana em ambientes profissionais.

2. Visão integradora

O outro driver é a “visão integradora”, que discute a necessidade de ter e dominar as mais diversas ferramentas e tecnologias para investigação da informação. Isso inclui utilizar ferramentas de modelagem e análises mais potentes e preditivas. Quem não dispor deste arsenal e mantê-lo constantemente atualizado, estará fora do jogo.

Em seguida, estamos falando da necessidade de cada vez mais desenvolver a habilidade de conectar tudo o que é coletado através desta “caixa de ferramentas”.

O que fazer com este mar de informações coletadas? Aqui entra a habilidade analítica, que busca inserir conexões, senso e nexo na colcha de retalhos das informações. Assim, é possível fazer uma curadoria para chegar a análises e resultados capazes de:

  • dar suporte ao cliente na tomada de decisão;
  • impactar positivamente em seus negócios.

Era do nexialismo

Considerando esses drivers, ficam duas grandes mensagens para o sucesso dos negócios:

A abundância de dados disponíveis exige pensamento crítico e analítico para conectar e buscar sentido para tudo. É o olhar do especialista em uma nova esfera: a era do nexialismo, onde especialistas têm o nexo como premissa para conectar tecnologias, metodologias e insights necessários para o sucesso do negócio do cliente.

E também vale lembrar que a indústria da pesquisa ganha contribuindo cada vez mais no processo de inovação dos clientes, no desenvolvimento de novos produtos e serviços, e no suporte para tomada de decisão.

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