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Qual é a sua Paixão? A da REDS é entender as diversas dinâmicas de consumo

A REDS atende as maiores marcas do mercado, com soluções que trazem um olhar inovador e singular para a estratégia de negócio das empresas. Entrega qualidade e expertise – do desenho às recomendações. É empresa member da HSR Specialist Researchers, maior grupo independente de pesquisa na América Latina.

É liderada por Karina Milaré, que traz os seus mais de 25 anos de experiência em pesquisa de mercado para todos os projetos que a REDS entrega, todos contando com a sua orientação do início ao fim. Este envolvimento de um profissional sênior, com sólido background, é um diferencial que garante o melhor cenário para nossos clientes na condução de seus projetos, permitindo uma cultura de aprendizado para a melhor tomada de decisão e resultados assertivos. 

REDS é um acrônimo para Research Designed for Strategy, que traz em seu nome o seu propósito. 

Toda empresa que busca um diferencial competitivo precisa, primeiramente, compreender o mercado e os seus consumidores para, assim, definir estratégias para se destacar. Nesse contexto, os dados das pesquisas da REDS têm de tudo para contribuir para o crescimento dos negócios de seus clientes.

Com dados coletados e analisados em tempo real, é possível minimizar riscos, compreender o contexto do mercado, criar estratégias segmentadas e desenvolver a marca da melhor maneira. Como resultado, o negócio ganha posicionamento e destaque na área de atuação, apresentando-se como uma excelente solução para os clientes.

Neste artigo, saiba como a REDS, especialista em Pesquisa de Mercado para o setor de bens de consumo, pode ajudar a entender a dinâmica de consumo dos clientes de sua empresa e transformar tudo isso em estratégias para impulsionar o seu negócio!

Quais são as soluções da REDS?

Para entender melhor como a REDS pode ajudar a promover o seu negócio, vale a pena conhecer cada uma das soluções. 

Por acreditarmos que as emoções são drivers no comportamento humano, temos parcerias estratégicas com especialistas na área de neurociência e neurometria, agregando profundidade e acerto às decisões de nossos clientes.

Com base na procura por respostas para questões essenciais para a tomada de decisão, a proposta da REDS é proporcionar uma visão da dinâmica do mercado e, principalmente, como a sua marca pode atuar nessa área.

Para entender melhor como esse trabalho acontece na prática, conheça as principais características das soluções da REDS!

Mapeamento de oportunidades

A melhor maneira de descobrir novas oportunidades no mercado, é por meio de estudos de hábitos e atitudes e/ou segmentação, que trazem o mapeamento da relação dos consumidores e dos potenciais consumidores com cada cliente. O grande segredo para estudos desta natureza é o delivery: a REDS vai a fundo nas oportunidades identificadas, apresentando-as de forma dinâmica e interativa, envolvendo os principais stakeholders e facilitando suas decisões de negócio, para o lançamento de produtos e o posicionamento de marca.

Através de segmentações acionáveis, conseguimos encontrar grupos de consumidores com características comuns, para que seja possível pensarmos na oferta específica para aqueles que forem mais interessantes para a estratégia de cada marca.

Teste de Conceito de Produto

Os conceitos do produto são construídos muito antes de qualquer tipo de projeto ou trabalho de engenharia — levando em consideração a análise de mercado, a experiência do cliente, os recursos do produto, o ajuste do produto ao mercado, o custo e muito mais, para ajudar a dar vida aos conceitos.

O teste de conceito de produto de auxilia a:

  • Identificar ideias de produto com maior potencial para atender ao público-alvo;
  • Observar melhor a percepção de preço dos entrevistados ou expectativas de faixa de preço em comparação a produtos similares;
  • Investigar como o produto influencia no comportamento de compra;
  • Analisar as percepções do consumidor sobre os conceitos em relação a vários atributos, como clareza, qualidade e respeito ao meio ambiente;
  • Obter mais informações sobre o que os entrevistados gostaram ou não no conceito de seu produto por meio de feedback aberto.

Os testes de conceito da REDS contam com diferenciais que trazem muito mais profundidade na análise de conceitos de produtos:

  • Banco normativo com mais de 150 conceitos avaliados por 35 mil consumidores, para fornecer referências quanto aos resultados obtidos pelos conceitos avaliados;
  • Facial Recognition ajuda a compreender quais emoções cada conceito desperta, tornando uma forma muito mais efetiva para diagnosticar e corrigir aqueles que estiverem fora da rota.

Definição de portfólio

Cuidar do portfólio de seu negócio também é um ponto fundamental para a atração e retenção de clientes e um dos maiores desafios da indústria 

A REDS conta com métodos e ferramentas inovadoras e eficazes para ajudar cada cliente neste desafio:

Conjoint Analysis utiliza softwares inovadores, que permitem análises sob diferentes perspectivas mercadológicas. É uma metodologia extremamente eficiente para otimização de portfólios, price elasticity e encontrar a configuração ideal de cada produto.

TURF Analysis para entender a combinação de produtos e conceitos que podem dar o maior alcance e a melhor frequência de compra para o portfólio avaliado. 

Testes de produtos que contemplam o universo emocional dos produtos, através de avaliações Neurométricas e de Facial Recognition, indo além do aspecto sensorial.

Estudos exploratórios

A REDS conta com uma grande expertise nesta área, tornando este tipo de estudo muito eficaz para aprofundar o entendimento sobre movimentações e comportamentos do mercado, sendo uma ótima ferramenta na tomada de decisão. 

Focus Group, Entrevistas em Profundidade, Tríades, Comunidades digitais e Netnografia fazem parte do portfólio de ferramentas da REDS.

Otimização de embalagem

O impacto dos rótulos e da embalagem dos produtos também pode ser mensurado e estudado. Dessa forma, a identidade visual da marca e os claims de produto podem se tornar mais atraentes para o público.

Para isso utilizamos uma metodologia, PACKIMPACT®, que é feita por meio de 6 steps, iniciando com a qualificação do perfil e a investigação dos hábitos de compra dos consumidores de determinada categoria, passando pela simulação de compra no contexto do varejo e o impacto na gôndola, analisando o impacto residual da embalagem, seu reconhecimento e sua aprovação, finalizando com a definição de índices de engajamento emocional. Em cada etapa são aplicadas ferramentas de eye tracking, facial recognition e o HEART® para gerar resultados relevantes.

Ponto de venda, jornada de compra, comunicação e pesquisa sobre a marca

A partir da compreensão de que cada um dos passos na jornada do consumidor tem uma determinada implicação para o negócio, é possível estruturar táticas de pré-shopping, shopping e pós-shopping. Com o entendimento da jornada de compra, mapeando estímulos, conteúdo e pontos de contato, a empresa também pode investir em estratégias para promover e ativar o shopper no ponto de venda.

A reputação de uma marca também tem um forte impacto emocional nos indivíduos, principalmente no que diz respeito à tomada de decisão. Através de testes de comunicação para medir as emoções despertadas, o tempo de associação e o engajamento emocional dos indivíduos atributos às marcas, conseguimos ir além das métricas racionais e objetivas, nos baseando também no sistema “automático” de tomadas de decisão dos indivíduos.

Como visto, não faltam opções de ferramentas, métricas e metodologias, com base em tecnologia e inovação, para aplicar em sua empresa. Com a parceria da REDS Research, todo o processo de pesquisa de mercado, planejamento e organização do seu negócio pode ser otimizado.

O que achou da proposta? Conheça melhor a REDS Research e saiba como investir em soluções inovadoras para a sua marca!