O que é conjoint analysis e por que você precisa investir nessa pesquisa de mercado? Entenda!
Você sabe quais atributos são os mais valorizados pelo seu consumidor? E qual seria o impacto em vendas se variássemos alguma característica no portfólio?
Diversos produtos no mercado podem ser encontrados em uma enorme variedade de modelos. Por exemplo, um protetor solar pode variar na cor, no cheiro, na função hidratante, na textura, entre outros atributos. A conjoint analysis é uma metodologia que ajuda a entender como uma pessoa avalia cada uma dessas características e, assim, identificar a preferência do público.
Cada consumidor tem mais afinidade com uma versão de um determinado produto. Antes da escolha, no momento da compra, é comum que faça uma análise das principais características das opções disponíveis até encontrar aquela que melhor satisfaz as suas necessidades e vontades.
Do ponto de vista da empresa, é interessante conhecer diferentes métodos de pesquisa. Estudar o potencial das diversas possibilidades e combinações de features de um produto antes dele ser lançado, por exemplo, é uma estratégia ao alcance de qualquer gestor de produto. Neste artigo, entenda melhor o que é essa ferramenta de análise e como aplicá-la com os clientes!
O que é a conjoint analysis?
Conhecida também como análise conjunta, a conjoint analysis é um recurso que as empresas podem utilizar para conhecer melhor o comportamento de compra dos clientes.
A Conjoint Analysis vai além de perguntar aos respondentes diretamente o que elas preferem no produto. Ela emprega um contexto realista dos respondentes, avaliando o verdadeiro potencial com exercícios de escolha de diferentes configurações de produto.
A partir disso, é possível fazer uma análise estatística das respostas e entender:
- o que o público-alvo da empresa prefere;
- quais são os componentes mais valorizados em um produto;
- qual a probabilidade de aumentar a intenção de compra ao oferecer essas opções no negócio.
Quais são os seus benefícios?
A característica mais marcante de uma pesquisa conjoint analysis é a otimização do portfólio de produtos, oferecendo diversos benefícios para as empresas, como:
1. Compreensão de preferências específicas
A pesquisa conjoint analysis proporciona uma compreensão aprofundada das preferências dos consumidores por produtos ou categorias específicas.
Ao analisar escolhas e preferências em relação a diferentes atributos e características, é possível identificar os elementos mais valorizados pelos consumidores. Isso orienta o desenvolvimento de estratégias de marketing, lançamento de novos produtos e aprimoramento dos produtos e serviços já existentes.
Inclusive, isso facilita também o entendimento sobre necessidades específicas de cada segmento de cliente. Consequentemente, é possível inovar considerando diversidade e inclusão.
2. Identificação da configuração ideal
Através da pesquisa conjoint analysis, é possível mapear a configuração ideal de um produto para aumentar sua aceitação no mercado. Ao apresentar diferentes versões do produto aos respondentes, é possível identificar as combinações mais atrativas e desejadas pelo público-alvo.
Essas informações ajudam as empresas a desenvolver produtos que atendam às expectativas dos consumidores e tenham um maior potencial de sucesso.
3. Quantificação da preferência relativa
A pesquisa conjoint analysis oferece uma medida quantitativa da preferência relativa dos consumidores por diferentes atributos de produtos.
Essa quantificação permite comparar e classificar as preferências de forma objetiva, identificando produtos com maior aceitação no mercado. Isso permite direcionar os esforços para atender às demandas e preferências dos consumidores de maneira mais eficiente.
4. Avaliação realista do potencial dos produtos
A pesquisa conjoint analysis vai além de perguntar diretamente aos respondentes suas preferências. Ela simula um contexto realista de escolha, apresentando diferentes configurações do produto.
Esses exercícios refletem as decisões dos consumidores no mundo real, considerando trade-offs entre os atributos. Isso permite uma avaliação mais precisa do potencial dos produtos, fornecendo insights sobre as decisões de compra dos consumidores e as características mais relevantes para eles.
Como aplicar conjoint analysis?
É preciso considerar a importância de um bom planejamento e boa aplicação para uma metodologia gerar resultados relevantes para a empresa. A seguir, confira algumas dicas para aplicar a análise conjunta no mercado!
Escolha o melhor meio para aplicar o estudo
O método escolhido para coletar as informações faz toda a diferença em um estudo de mercado. Afinal, um questionário pode ser estruturado das mais variadas formas. Uma alternativa é contar com uma equipe de pesquisa para liderar esta etapa.
Selecione os atributos mais relevantes
Nem sempre é possível falar sobre todos os atributos de um produto ou até mesmo oferecê-los na empresa. Por isso, é preciso conhecer os componentes que não podem faltar para os clientes.
Utilizar como base outros estudos do mercado, dados de venda do próprio negócio e a tendência de consumo do público ajuda a selecionar os atributos mais relevantes dos produtos.
Além disso, uma recomendação é evoluir do básico para o mais personalizado. Desse modo, é possível começar pelas versões tradicionais como uma estratégia para aumentar a variedade de opções.
Entenda como funciona na prática!
Recentemente, foi realizado um estudo de conjoint analysis por uma das members da HSR, a REDS Research, sobre a identificação do protetor solar ideal. A proposta foi quantificar a preferência relativa das consumidoras brasileiras em relação às características do produto, e a pesquisa teve como foco:
- identificar a preferência por um produto ou categoria em particular;
- compreender a melhor configuração de um produto para ter maior aceitação no mercado.
A pesquisa identificou os atributos mais importantes para as consumidoras e que podem ser utilizados como vantagem competitiva das empresas.
Ao todo, foram 1084 participantes mulheres no estudo, a maioria entre 18 e 34 anos, e todas usam o produto no dia a dia. Dentre as participantes, foram usados 8 cenários randomizados e construídos com produtos hipotéticos, que reúnem diferentes combinações de características,
Desse modo, com base nos resultados de uma conjoint analysis, é possível estruturar um plano de venda muito mais eficiente e promover um negócio por meio da segmentação do público. A qualidade das decisões de uma empresa influencia muito a sua presença no mercado. Sendo assim, nada melhor que ter acesso a dados relevantes para melhorar as escolhas.
Achou este conteúdo interessante? Aproveite e confira a pesquisa que mencionamos para se aprofundar nesse método de pesquisa!