Impacto da inflação: como otimizar o portfólio de produtos?
Você já parou para pensar no impacto da inflação nos produtos que consumimos diariamente? Com o aumento constante dos preços, é fundamental encontrar maneiras de otimizar o seu portfólio de produtos na inflação.
Durante o congresso realizado pela ESOMAR, entidade europeia de pesquisa de opinião e marketing, onde a HSR esteve presente, um dos conteúdos explorados foi a relação da inflação com a otimização de portfólio de produtos.
Em momentos de alta inflação na economia, as empresas de bens de consumo podem otimizar seu portfólio de produtos com uma combinação de:
- revisão de preços;
- identificação de produtos mais lucrativos;
- redução de variedade;
- adoção de estratégias de precificação dinâmica;
- inovação de produtos.
Continue lendo este post e confira um passo a passo sobre como otimizar seu portfólio de produtos considerando o impacto da inflação, um portfólio atrativo e mais!
3 passos para otimizar seu portfólio de produtos na inflação
Diante desse cenário desafiador, é crucial encontrar estratégias eficientes para otimizar o seu portfólio de produtos. Confira um guia prático com três passos fundamentais para ajudá-lo nessa jornada!
O primeiro passo é entender o seu consumidor e identificar como ele reage à mudança de padrão em tempos de alta inflação.
O segundo passo é uma combinação de recursos:
- utilizar a base de dados existente e entender como está o posicionamento da empresa no mercado;
- realizar pesquisa de elasticidade de preço seu e da concorrência;
- experimentar promoções, cross-selling;
- apostar em inovações, como a mudança de tamanho, por exemplo.
A HSR atua com best in class solutions para otimização de desenho, otimização de portfólio, ofertas e promoções: configurações de produtos, pricing & elasticity, promoções e Conjoint analysis.
O terceiro passo é alinhar os pontos de vista dos stakeholders, para definir qual será o foco da estratégia: preço, volume ou lucratividade.
Continue lendo para entender mais sobre a composição dos produtos no portfólio usando a estratégia “Conjoint Analysis”.
Quais produtos compõem um portfólio atrativo para sua marca?
Você sabe quais atributos são os mais valorizados pelo seu consumidor? E qual seria o impacto em vendas se variássemos alguma característica no portfólio? Estas são algumas das perguntas que podemos te ajudar a responder, especialmente no contexto de produtos na inflação. A HSR possui amplo know-how neste assunto.
Indo um pouco mais no detalhe de uma das metodologias que pode ser utilizada neste tipo de cenário, trazemos a Conjoint Analysis. Estudar o potencial das diversas possibilidades e combinações de features de um produto antes dele ser lançado, por exemplo, é uma estratégia ao alcance de qualquer gestor de produto. Consequentemente, isso ajuda a diminuir o risco de investimentos mal direcionados.
Recentemente, realizamos um estudo institucional aplicando esta metodologia, que é um método quantitativo muito utilizado em pesquisa de mercado. Seu objetivo é prever a preferência por um produto ou categoria em particular, associada a melhor configuração de um produto para ter maior aceitação no mercado.
A Conjoint Analysis vai além de perguntar aos respondentes diretamente o que elas preferem no produto. Ela emprega um contexto realista dos respondentes, avaliando o verdadeiro potencial com exercícios de escolha de diferentes configurações de produto.
Agora, que tal ver como isso tudo se aplica na prática? Continue lendo e confira!
Veja os insights na área de skin care!
No caso deste estudo institucional, exploramos a categoria de protetor solar, umas das mais importantes para skin care no Brasil. Normalmente é a porta de entrada para um maior cuidado com a pele, sendo o primeiro produto que a consumidora investe para começar a se cuidar.
Alguns dos principais insights deste estudo são:
1. A combinação perfeita
Textura cremosa, consistência firme e fragrância leve são os atributos mais valorizados na hora de desenvolver um protetor solar facial no Brasil.
2. O toque
Consistência “cremosa” ainda é muito relevante para nosso mercado. Apesar de que “leveza” e “frescor” são temas quentes nas tendências de skincare, isso não parece refletir na demanda por “texturas mais líquidas”.
3. O cheirinho
Fragrância é também um atributo chave. Se o cheiro for muito marcante, isso impacta negativamente na avaliação do protetor.
4. Proteção
Altos fatores de proteção são os preferidos. Mas são acessíveis em relação ao preço? Como a indústria pode comunicar a relevância e potencial de altos fatores de proteção?
5. Portfólio
Com duas configurações de produtos, mudando apenas a presença ou não de cor e a consistência, já é possível atender a 75% das necessidades do mercado. Outras configurações podem até trazer uma maior associação das marcas à inovação e dinamismo, mas em tempos de redução de poder de consumo, se a marca focar em duas variantes, já consegue estar no jogo.
Conclusão
E qual a vantagem de tudo isso? Profundo conhecimento das necessidades de seus consumidores, estar preparado para rápidas mudanças da dinâmica do mercado, testar e refinar suas estratégias, segurança para a tomada de decisão.
Se você deseja explorar ainda mais as pesquisas e estudos realizados pela HSR nos setores de negócios, sustentabilidade e comportamento do consumidor, não deixe de conferir nosso site. Lá, você encontrará uma ampla variedade de recursos valiosos e insights relevantes para impulsionar o sucesso do seu negócio. Acesse agora e aprofunde seu conhecimento para se destacar no mercado!