Pesquisa de mercado

Qual a situação do mercado de games no Brasil? Confira os principais insights!

Com a transformação digital e o crescimento na oferta de entretenimento pela internet, o mercado de games no Brasil e no mundo expandiu enormemente, conquistando um público amplo e muito diversificado.

Ou seja, há tempos que esses jogos deixaram de ser a preferência somente para um público adolescente, por exemplo. Hoje, existem muitas pessoas interessadas nesse produto, o que justifica seu crescimento exponencial e o fato de ser um segmento que movimenta muito dinheiro.

A nova edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), realizada pela SX Group e Go Gamers em parceria com Blend New Research e ESPM, é um levantamento anual consolidado sobre o consumo de jogos eletrônicos no país, que celebra 10 anos de existência este ano. Ao longo desta uma década de estudos, a versão de 2023 destaca o engajamento dos brasileiros com os games: 82,1% consideram que jogar jogos eletrônicos é uma das suas principais formas de diversão.

Segundo dados de um estudo da PwC, a projeção para o mercado de games é que ele atinja a marca de US$2,8 bilhões em 2026 — o dobro de 2021.

Neste post, você vai conferir novidades e tendências sobre esse setor e saber mais sobre como investir nele de forma estratégica para lucrar mais. Continue a leitura e fique por dentro!

Entenda como investir no mercado de games

Além do varejo, o momento é oportuno para investir no mercado de games no Brasil, uma vez que ele acompanha a movimentação global e cresceu 27,4% somente em 2021. Nesse ano, o mercado brasileiro superou o México e se tornou o maior da América Latina.

Diante de boas perspectivas, investidores podem considerar comprar ações, mantendo um pensamento no longo prazo. Apostar em títulos de grandes desenvolvedores de jogos é uma boa ideia, especialmente porque muitas delas vêm fechando acordos multimilionários com grandes empresas como a Microsoft.

No entanto, vale a pena ter uma carteira diversificada e pensar em investir em empresas de joysticks, semicondutores, cabos conversores, monitores e demais acessórios muito consumidos no mundo dos games e que tem apresentado alta valorização.

Veja os principais insights da Pesquisa Game Brasil 2023

Acompanhar dados desta pesquisa ajuda as empresas e marcas a entender o comportamento do consumidor gamer e diferentes nuances desse segmento, uma vez que, como comentamos, é um setor que possui um público cada vez mais amplo.

Há 10 anos, a Pesquisa Game Brasil fornece dados qualificados, ajudando empresas e profissionais da área a entender os hábitos e o perfil dos gamers brasileiros e latino-americanos, entregando conhecimento embasado e rico sobre o setor.

A edição de 2023 foi realizada em parceria com a Blend New Research, do grupo HSR e concentra insights precisos como:

  • 51,7% do público prefere jogar usando seu smartphone;
  • 54,1% dos gamers brasileiros são pretos ou pardos;
  • 82,1% investem em jogos eletrônicos como principal fonte de entretenimento;
  • quase 80% do público gamer (79,3%) apresenta algum tipo de deficiência (visual, auditiva, cognitiva, etc.) que possa limitar a experiência do usuário durante o jogo, e apenas 29,7% utiliza funções extras para tornar o jogo mais acessível; 
  • 81,2% dos usuários têm cartão de crédito e utilizam esse meio de pagamento nos jogos, um índice que cresceu em comparação ao ano passado; 
  • 33,2% dos gamers adotam como tipo de investimento a poupança; 
  • sobre o metaverso, 31% dos jogadores são indiferentes a marcas que tem forte presença digital e oferecem experiências dentro dos games; 
  • com relação ao mercado de trabalho, 29,6% acreditam que o setor é aquecido e oferece boas oportunidades no Brasil; 
  • as profissões mais cotadas no setor são programação de jogos e artes, ilustração ou animação para jogos digitais. 

Quer saber mais sobre o mercado de games no Brasil e saber como se destacar dos demais? Se sim, não deixe de ler a pesquisa completa e conferir todos os insights!