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Entenda o que é capitalismo consciente e por que implementá-lo na organização!

Atualmente, vivemos tempos em que é impossível não discutir valores sociais, humanos e ambientais. Essas pautas sensíveis estão sendo cada vez mais debatidas e valorizadas pelas pessoas, o que tem impulsionado uma nova forma de pensar o funcionamento das empresas e dos negócios no mundo todo.

Nesse cenário, surge o conceito de capitalismo consciente, que propõe uma nova visão sobre um empreendimento ser somente focado no lucro. Aqui, a ideia é levantar uma reflexão que possibilite trazer mais humanidade para as empresas, de modo que negócios atuem também para gerar impactos positivos na sociedade e sejam capazes de colaborar ativamente para um mundo mais justo e equilibrado.

Neste post, vamos explicar melhor como funciona esse conceito e porque ele é importante para corporações modernas. Acompanhe!

O que é capitalismo consciente?

A ideia principal por trás do conceito de capitalismo consciente é estimular a perspectiva de que uma empresa deve ter um papel de relevância na sociedade que esteja além de apenas ganhar dinheiro.

O surgimento do conceito de capitalismo consciente está conectado justamente à noção de que o sistema capitalista como ele existe hoje está em crise, e precisa ser repensado e reconstruído a fim de se tornar mais humano.

Capitalismo consciente e ESG

É a partir de uma reflexão sobre os impactos negativos do capitalismo que esse conceito se aproxima do tema do ESG.

ESG é a sigla para sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa (Environmental, Social and Governance), e é uma área que vem ganhando cada vez mais destaque nas empresas uma vez que ela lida justamente com ações, políticas e campanhas que geram benefícios para além dos lucros do negócio.

A degradação ambiental, pobreza extrema e outras questões causadas em grande parte pelo consumo e produção em massa e má distribuição de renda são importantes temas para o ESG, que busca avaliar critérios e indicadores para verificar se uma empresa é sustentável e capaz de gerar mudanças positivas na sociedade.

O capitalismo consciente e seus pilares são elementos importantes para o avanço das pautas ESG, permitindo que as estratégias desse setor sejam de fato colocadas em prática.

Quais são os 4 pilares do capitalismo consciente?

Conheça os quatro pilares que servem como alicerce para esse conceito.

1. Liderança consciente

A começar pelos líderes de equipes nas empresas, ter uma mentalidade individualista não tem espaço no capitalismo consciente. É preciso pensar em todos e colocar os interesses do coletivo, estimulando engajamento e colaboração do time.

2. Integração dos stakeholders

No capitalismo consciente, todos os stakeholders de uma empresa compartilham o mesmo valor e importância. São eles: acionistas, investidores e líderes e também clientes, colaboradores, fornecedores, prestadores de serviço, bem como toda a comunidade e meio ambiente. Logo, empresas devem prestar contas a todos esses atores e elaborar propósitos que agregam benefícios para cada grupo.

3. Cultura consciente

A cultura consciente se relaciona à cultura de cooperação, transparência, confiança, respeito e cuidado entre todos os stakeholders e membros de uma empresa.

4. Propósito maior

Por fim, o propósito é a verdadeira espinha dorsal do capitalismo consciente. Esse aspecto fala que, apesar de todas as empresas precisarem gerar lucro para se manterem funcionando, cada negócio precisa ter um propósito maior, além de gerar lucro.

Por exemplo, uma empresa de cosméticos, além de aumentar vendas, têm o desafio de desenvolver embalagens recicláveis e produtos cruelty free, e considerar, cada vez mais, refis para seus produtos. Em uma pesquisa realizada recentemente pela HSR Specialist Researchers sobre Consumo e Mudanças Climáticas, 4 em cada 10 consumidores declaram comprar refis sempre que possível. 

Qual é a importância do capitalismo consciente nas organizações?

A Shopper Experience, member da HSR Specialist Researchers, é parceira do Instituto Capitalismo Consciente Brasil e realizou a pesquisa “Panorama ESG” para mapear o estágio de maturidade das empresas associadas em relação ao entendimento e à implantação de práticas ESG nas empresas.

Esta pesquisa levanta alguns pontos pertinentes quando o assunto é ESG (Environmental, Social and Governance):

  1. Significados de ESG para os empresários;
  2. Existe relação entre o estágio de consciência e o porte das empresas, quando se trata da discussão ESG?;
  3. As empresas reconhecem os benefícios da adoção de ações voltadas ao assunto?;
  4. Quais são os benefícios considerados mais importantes ao planejar ações voltadas para o ESG?;
  5. Como o ecossistema contribui para a expansão das boas práticas?;
  6. Quais são as principais dificuldades encontradas para a implementação das boas práticas? Há diferenças por porte?;
  7. Quais são os assuntos relacionados a ESG que mais requerem informação?

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