Entenda como a pesquisa de mercado pode garantir o sucesso da estratégia de hipersegmentação do varejo!
Por Valéria Rodrigues, sócia e CEO da Shopper Experience, member da HSR Specialist Researchers.
Hipersegmentação do Varejo
A hipersegmentação do varejo é uma estratégia de marketing que tem como premissa organizar grupos específicos de consumidores com o objetivo de atender às necessidades de cada perfil de cliente.
Essa abordagem visa a personalização da experiência de quem compra, oferecendo produtos e serviços que atendam aos seus interesses e necessidades específicas.
Porém, essa estratégia de diversificar canais deve ser apoiada por técnicas de análise de dados internos e externos que permitam identificar padrões e tendências de consumo em grupos específicos de consumidores.
Entre as pesquisas de mercado que apoiam essa estratégia, temos as seguintes abordagens com diferentes objetivos:
Quando uma empresa se preocupa com a experiência do consumidor, ela aumenta a chance de fidelizar o cliente, estratégia que faz com que ele se torne um defensor da sua marca.
Além disso, a melhora na experiência do consumidor pode resultar em um aumento nas vendas e na receita, pois clientes satisfeitos tendem a gastar mais e a comprar com mais frequência.
Estudo Líderes da Rede
O foco na experiência do consumidor também impacta de forma positiva na imagem e reputação da marca, já que as opiniões e avaliações dos clientes têm um grande impacto na decisão de compra de outros consumidores.
Na edição de 2022 do estudo Líderes da Rede, identificamos a importância de olharmos para diferentes segmentos.
Os aprendizados já demonstravam que, do ponto de vista sociodemográfico, as marcas têm muitas oportunidades junto às classes C/D, com possibilidade de aumentar o número de categorias compradas no e-commerce de supermercado.
Outro aprendizado diz respeito ao comportamento atitudinal do shopper digital: 31% priorizam realizar compras em lojas de e-commerce que oferecem produtos de todos os preços, e não exclusivamente as marcas mais baratas.
Para 2023, já estamos preparando uma nova edição do Líderes da Rede com o olhar para a tendência de hipersegmentação.
Acesse a primeira edição do estudo Líderes da Rede.
A segunda edição do estudo será publicada na edição de Novembro/2023 da revista SuperVarejo.
Tipos de Pesquisas
1. Pesquisa de Hábitos e Atitudes
Busca identificar padrões nos hábitos de compra e consumo dos produtos, além de investigar o perfil atitudinal e estilo de vida dos consumidores.
2. Pesquisa de Satisfação do Cliente
A pesquisa de satisfação procura avaliar o grau de satisfação dos clientes com os produtos e serviços oferecidos pela empresa, identificando pontos de melhoria.
3. Pesquisa de Cenário Competitivo
Tem o objetivo de entender a estratégia dos concorrentes, identificando suas forças, fraquezas e oportunidades de pesquisa de mapeamento de jornada.
Busca mapear os diferentes pontos de contato na relação cliente-empresa com o objetivo de identificar possibilidades de melhoria, eliminando as dores do processo.
4. Pesquisa de NPS
O NPS tem como objetivo identificar o nível de lealdade dos clientes a partir da recomendação da marca.
5. Pesquisa de Cliente Oculto
Visa auditar e monitorar os processos com o objetivo de estabelecer padrões de qualidade.
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