Compras online em supermercados: confira as marcas mais lembradas pelos brasileiros!
Com o avanço da internet e da tecnologia, o mundo vem se digitalizando, o que afeta também como as pessoas se comportam e consomem. Todo esse movimento, aliado aos impactos causados pela pandemia de Covid-19, fez com que pessoas passassem a priorizar compras online.
Contudo, não só bens de consumo como roupas, livros e objetos começaram a figurar nos carrinhos nos e-commerces. Por conta do período de isolamento social, o hábito de compra online em supermercados cresceu enormemente, conquistando a preferência de muitos consumidores.
Neste artigo, vamos compartilhar com você insights de estudos sobre o assunto e entender algumas tendências de compra online em supermercados. Acompanhe!
Mudança de hábitos de compra online nos supermercados
Em 2020, o ano em que a pandemia atingiu todo o mundo, os índices de compras online em supermercados era de apenas 27%, com lojas físicas imperando em 73%. Já no ano seguinte, em 2021, a participação de gastos do canal online aumentou para 34%, chegando a 38% do share em 2022.
Esses são dados da pesquisa “Carrinho cheio”, da APAS (Associação Paulista de Supermercados) em parceria com a Shopper Experience.
Além disso, o estudo revelou algumas mudanças em relação às motivações dos consumidores para compras online em supermercados. Em 2020, 42% das pessoas preferiam comprar pela internet por ser mais fácil de comprar os preços das marcas. Esse índice saltou para 48% em 2022.
No mais, 44% dos consumidores apontam que é mais barato comprar pela internet do que nos estabelecimentos físicos e 26% dizem encontrar maior variedade de produtos online.
Tendência do “Clique e Retire”
O “Clique e Retire” é uma modalidade na qual o usuário compra algo pela internet e escolhe retirar o produto em algum ponto em vez de recebê-lo em sua casa. Essa é uma tendência ligada ao omnicommerce, que fala sobre a importância da união entre os canais físicos e digitais para aprimorar a experiência do cliente.
Segundo a pesquisa O clique e retire na jornada do omnishopper, 72% dos consumidores do e-commerce de supermercados escolhem o “Clique e Retire” para economizar no frete, enquanto 50% o fazem para encurtar o prazo de entrega.
O “Clique e Retire” oferece oportunidades para que varejistas tornem essa experiência ainda mais positiva para o cliente. Em primeiro lugar, ao enviar o alerta sobre a disponibilidade do produto, que pode ser via uma mensagem personalizada. Outra ideia é no momento da entrega do produto, garantindo um atendimento atencioso e memorável.
As marcas mais lembradas pelo público brasileiro
O estudo exclusivo da Shopper Experience “Líderes da Rede”, realizado em parceria com a APAS, aponta as marcas mais lembradas pelos brasileiros no momento de fazer compras via plataforma online de supermercados.
O perfil da amostra considerou homens e mulheres com mais de 18 anos de todas as regiões do Brasil, incluindo consumidores das classes A/B e C/D. Um detalhe é que 73% dos entrevistados são os únicos ou os principais responsáveis pela compra de alimentos da residência.
Na amostra, a maioria do público era feminino, com 52%. Já a classe dominante foi a C, com 45%. A classe B veio em seguida, com 32%, e a classe A com 19%. Em relação à localização, 44% dos consumidores se concentram na região Sudeste e 24% no Nordeste. As regiões Sul, Norte e Centro-Oeste aparecem em seguida, com 14%, 11% e 7% respectivamente.
Os produtos foram separados em cinco subcategorias bem abrangentes que incluíam:
- alimentos;
- bebidas;
- higiene;
- limpeza;
- outros (alimentos para cães, gatos e filtro de café).
Em geral, as marcas Ypê e Veja são as mais lembradas pelos consumidores em todas as regiões, revezando-se entre o primeiro e segundo lugar. Sadia e Nestlé ganharam destaque em seguida, conquistando o terceiro e quarto lugar em muitas regiões na classificação geral e liderando a categoria de alimentos.
Na categoria de bebidas, a Coca-Cola é vencedora em todas as regiões, sendo seguida em grande parte pela Tang. Já para higiene, Dove, Nivea e Colgate foram as mais lembradas.
Como você viu, a pesquisa de mercado, como essas mostradas neste artigo, são importantes fontes de conhecimento para marcas, uma vez que elas apontam tendências e insights poderosos sobre o público e o mercado.
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