HSR lança o estudo “O Código da Autenticidade”
Tudo começou no SXSW 2025.
Os especialistas da HSR, que estiveram no evento, capturaram que o tema, muito presente e endossado em Austin, precisava ser debatido no Brasil à luz da gestão das marcas.
Autenticidade deixou de ser apenas um atributo desejável. Hoje, ela é um requisito básico para marcas que desejam construir confiança e relevância cultural.
Foi a partir dessa constatação que a HSR desenvolveu o estudo O Código da Autenticidade, que mergulha nas percepções do consumidor brasileiro para responder perguntas essenciais:
- O que torna uma marca autêntica aos olhos das pessoas?
- Quais sinais fortalecem (ou fragilizam) essa percepção?
- Como autenticidade impacta fidelidade, decisão de compra e vínculos de longo prazo?
Os resultados mostram que autenticidade é percebida como um verdadeiro sistema de governança de marca, sustentado por quatro dimensões:
- identidade única
- coerência entre discurso e prática
- qualidade percebida
- legado
O estudo foi conduzido com o apoio da solução E-TALKS AI da HSR, trazendo à tona insights qualitativos em escala e revelando como diferentes gerações e classes sociais atribuem significados distintos ao que consideram ser uma marca autêntica.
Apresentamos também o POWER BRAND®, ferramenta proprietária para avaliação de marca, que tem autenticidade como parte das dimensões consideradas.
Autenticidade é muito mais do que um discurso bonito. Trata-se de um código de gestão e comportamento que orienta a atuação das empresas em todos os pontos de contato.
