Institucional

HSR lança o estudo “O Código da Autenticidade”

Tudo começou no SXSW 2025.

Os especialistas da HSR, que estiveram no evento, capturaram que o tema, muito presente e endossado em Austin, precisava ser debatido no Brasil à luz da gestão das marcas.

Autenticidade deixou de ser apenas um atributo desejável. Hoje, ela é um requisito básico para marcas que desejam construir confiança e relevância cultural.

Foi a partir dessa constatação que a HSR desenvolveu o estudo O Código da Autenticidade, que mergulha nas percepções do consumidor brasileiro para responder perguntas essenciais:

  • O que torna uma marca autêntica aos olhos das pessoas?
  • Quais sinais fortalecem (ou fragilizam) essa percepção?
  • Como autenticidade impacta fidelidade, decisão de compra e vínculos de longo prazo?

Os resultados mostram que autenticidade é percebida como um verdadeiro sistema de governança de marca, sustentado por quatro dimensões:

  • identidade única
  • coerência entre discurso e prática
  • qualidade percebida
  • legado

O estudo foi conduzido com o apoio da solução E-TALKS AI da HSR, trazendo à tona insights qualitativos em escala e revelando como diferentes gerações e classes sociais atribuem significados distintos ao que consideram ser uma marca autêntica.

Apresentamos também o POWER BRAND®, ferramenta proprietária para avaliação de marca, que tem autenticidade como parte das dimensões consideradas.

Autenticidade é muito mais do que um discurso bonito. Trata-se de um código de gestão e comportamento que orienta a atuação das empresas em todos os pontos de contato.

Baixe o estudo completo agora e agende uma conversa com um especialista da HSR para traduzir esses achados em ações estratégicas para a sua marca.