Tendências

Bancarização e Consumo Online em Comunidades Periféricas

Consumo nas Favelas: 59% dos moradores optam por compras online, aponta pesquisa realizada pelo Painel Comunidades. PIX e o Cartão de Crédito são os meios mais utilizados para pagamentos; uso das carteiras digitais têm potencial de crescimento nas comunidades.

As transformações proporcionadas pelo acesso à internet na bancarização da população periférica são inquestionáveis. O hábito de fazer compras online tornou-se parte integrante do planejamento financeiro mensal para muitos moradores das periferias.

Meios de pagamentos preferidos

A praticidade de encontrar tudo o que se deseja com poucos cliques faz com que 59% dos entrevistados realizem compras online, sendo que 33% deles o façam mensalmente. Os dados apontam para um ticket médio variando de R$ 100,00 a R$ 300,00, com o PIX sendo a forma de pagamento preferida para 62%. Mas, 58% optam pelo cartão de crédito, sendo mais constante o parcelamento em até 3 vezes, apenas.

Carteira Digital

É percebido um enorme potencial de disseminação do conhecimento sobre carteiras digitais, identificando uma oportunidade considerável: embora 61% das comunidades as conheçam, apenas 22% as utilizam. Este número representa aproximadamente metade do registrado nos bairros centrais.

As carteiras digitais desempenham um papel crucial na inclusão financeira, fornecendo meios de pagamento acessíveis, seguros e convenientes para pessoas desbancarizadas. Entre os que já utilizam, 5 entre 10 já reconhecem a praticidade e segurança deste meio de pagamento. Além disso, elas têm o potencial de melhorar significativamente a vida financeira dos moradores das comunidades, permitindo que participem mais ativamente da economia e acessem uma variedade de serviços financeiros essenciais.

Detalhes adicionais sobre essa parte da pesquisa com comunidades estão podem ser acessadas neste link. Este estudo oferece insights valiosos sobre as tendências de consumo e as preferências de pagamento, proporcionando uma visão abrangente das dinâmicas tecnológicas que impactam diretamente essas comunidades. Para saber mais, fale com um de nossos especialistas.

Sobre a pesquisa

Pesquisa realizada pela HSR Specialist Researchers em parceria com o NÓS – Novo Outdoor Social®, encomendada pela Veríssimo.Work, consultoria com longa experiência no desenvolvimento de estratégias de comunicação, e pelo Digitalks, o principal evento de negócios do Universo Digital do país.

Foram realizadas 1616 entrevistas em 15 comunidades periféricas nas 5 regiões do Brasil.