Brasileiros reforçam papel do SXSW como radar de tendências e catalisador de conexões estratégicas
Estudo da Data-Makers, empresa do grupo HSR, revela como o maior festival de inovação do mundo é percebido pelos profissionais brasileiros que participaram da edição de 2025
O Brasil segue protagonizando o cenário global da inovação. Em 2025, mais uma vez, foi a maior delegação estrangeira presente no SXSW (South by Southwest), o tradicional festival realizado em Austin, no Texas, que conecta as fronteiras da tecnologia, cultura, marketing e comportamento. Mas, afinal, o que pensam os brasileiros que atravessaram o continente para viver essa experiência?
Para responder a essa pergunta, a Data-Makers, empresa do grupo HSR Specialist Researchers, conduziu o estudo Brasileiros no SXSW 2025, a mais completa análise sobre o perfil, os interesses e as percepções dos participantes nacionais no evento.
Tendência, inovação e conexões estratégicas
De acordo com o levantamento, os principais objetivos dos brasileiros que participaram do SXSW 2025 foram: atualização sobre tendências e inovação (36%), networking qualificado (26%) e busca por parceiros estratégicos (19%). A prospecção de negócios e a busca por investidores também apareceram como motivações importantes, além, claro, do interesse pelas experiências culturais e de entretenimento.
“O evento já era valorizado pelas tendências de mercado apresentadas, mas vem se consolidando cada vez mais como um espaço estratégico de conexão com líderes e profissionais de ponta”, analisa Fabrício Fudissaku, CEO da Data-Makers. “É uma vitrine de inovação, mas também uma plataforma para abrir portas e consolidar novas oportunidades profissionais.”
Quem são os brasileiros no SXSW?
A pesquisa contou com 108 entrevistados – todos maiores de 18 anos e participantes da edição de 2025. A maioria dos respondentes veio do setor corporativo (58%), seguido por profissionais de agências (24%). Em termos de cargos, destacam-se diretores e gerentes (42%), C-Levels (28%) e empresários (12%). A amostra também mostra predominância feminina: 59% são mulheres, contra 41% de homens.
A maioria (52%) participou do SXSW pela primeira vez, enquanto 32% já haviam ido entre duas e cinco vezes, e 12% acumulavam mais de cinco edições. A experiência prévia no festival influenciou diretamente a forma de vivenciar o evento: estreantes valorizaram mais os conteúdos centrais – como keynotes e painéis –, enquanto os mais experientes buscaram ativações e experiências imersivas como o XR Experience.
IA, futurismo e desenvolvimento pessoal: os temas do momento
A Inteligência Artificial foi o grande destaque da edição, apontada como tema mais relevante por 66% dos brasileiros. Em seguida, vieram as tendências e o futurismo (59%), computação quântica e desenvolvimento pessoal (50%) e saúde mental (45%).
Enquanto IA e futurismo chamaram atenção de forma geral, o levantamento indica nuances por segmento: profissionais do setor corporativo demonstraram maior interesse por conteúdos ligados ao futuro do trabalho e desenvolvimento pessoal, já os profissionais de agências se conectaram mais com pautas de economia criativa e saúde mental.
Críticas, destaques e preferências
O levantamento também revela a percepção crítica dos participantes quanto aos temas menos relevantes. Entre eles, estão conteúdos sobre design (42%), workplace/futuro do trabalho (21%) e cibersegurança (20%).
Sobre as palestras mais impactantes, houve diversidade nas preferências, refletindo as distintas áreas de atuação. Michelle Obama, Kasley Killam e Amy Webb foram apontadas como as favoritas entre os profissionais de agências. Já entre os talentos corporativos, Kasley se manteve em destaque, ao lado de nomes como Jay Graber.
O São Paulo House – espaço oficial da capital paulista no festival – foi uma grata surpresa: obteve NPS de 7,5, especialmente entre profissionais de agências e estreantes. A curadoria dos painéis, a ativação Art Station e a qualidade dos palestrantes foram alguns dos destaques positivos.
Uma experiência que vale o investimento?
Apesar de ser um evento internacional, 80% dos participantes tiveram algum tipo de subsídio em sua viagem. Quase metade (42%) dividiu os custos com suas empresas, 24% foram patrocinados por fornecedores ou parceiros e apenas 20% bancaram integralmente a experiência do próprio bolso. Este último grupo, assim como os frequentadores mais experientes, se mostrou mais criterioso e exigente em suas avaliações sobre o evento.
Metodologia do estudo
A pesquisa quantitativa “Brasileiros no SXSW 2025” foi realizada online entre os dias 17 e 28 de março de 2025. Com 108 participantes, a amostra permitiu análises segmentadas por perfil profissional, gênero e experiência prévia no festival.