Perspectivas 2025
Pesquisa Data-Makers, member HSR, indica que sentimento de incerteza predomina para entre os líderes de negócios do país para 2025.
Mergulhe nos achados do estudo e conheça as soluções da HSR para que você e seu negócio naveguem por este cenário de cautela de forma eficiente e assertiva.
A Data-Makers, member da HSR, lançou o estudo Perspectivas 2025, parte da série Data-Leaders, que tem como objetivo gerar insights sobre o que pensam CEOs e C-Levels no Brasil sobre temas relevantes para a comunidade de negócios do país.
Desta vez, nossa member buscou capturar o que estas lideranças esperam deste ano e quais são suas perspectivas para a economia, os negócios e as suas carreiras.
A incerteza foi apontada como o principal sentimento para 2025 por 35% dos líderes, superando a esperança (25%) e a preocupação (18%). O dado reforça o clima de apreensão quanto aos desafios econômicos e políticos que podem impactar os negócios de diversos portes e em variados setores.
O Índice de Confiança do Executivo, medido pela Data-Makers desde 2023, registrou uma queda expressiva de 12 pontos em relação à 2024. Gastos públicos elevados (71%) e inflação (68%) são as principais preocupações, superando até mesmo questões internas das empresas. Esse declínio evidencia o impacto da instabilidade econômica e das dificuldades enfrentadas pelas empresas em seus setores, reforçando um cenário de incerteza para 2025.
Os entrevistados também apontaram quais as principais tendências para o ano que acabou de começar. A exemplo de 2024, IA (66%), Transformação Digital (50%) e ESG (39%) seguem dominando as agendas da liderança de negócios do Brasil. Alguns temas cresceram em importância, como Big Data (de 21% em 2023 para 35% em 2024), ao passo que temas como Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I), Customer Experience (CX) e Ciber Segurança perderam espaço na pauta atual.
Investimentos assertivos em pesquisa garantem os melhores movimentos de mercado
A incerteza acaba moldando as ações dos executivos e das empresas para a eficiência e a necessidade de manter o “pé no chão”. Não à toa a perspectiva é de diminuição dos investimentos em Marketing e RH e aumento nos investimentos sobre Dados, Vendas, Tecnologia e Inovação.
Inteligência Artificial também entra forte entre as prioridades, muito possivelmente por essa busca por eficiência.
É aqui que a HSR Specialist Researchers entra como um parceiro estratégico da sua empresa frente ao cenário de incertezas. Ferramentas de pesquisa que fornecem informações valiosíssimas na busca por eficiência, como Conjoint Analysis, testes de produtos, embalagens e campanhas de comunicação, Shopper Insights, Customer Experience e as ferramentas proprietárias da HSR, ancoradas na Inteligência Artificial, trazem um maior respaldo nos investimentos corporativos. Nossas soluções são capazes de transformar os desafios mais complexos do seu negócio em oportunidades acionáveis.
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