HSR na mídia: pesquisa exclusiva para a Época NEGÓCIOS
A HSR Specialist Researchers teve a honra de produzir, com exclusividade para a revista Época NEGÓCIOS, uma pesquisa aprofundada sobre a adoção da Inteligência Artificial generativa pelos brasileiros. O levantamento revela um panorama detalhado sobre o uso dessas ferramentas, trazendo insights valiosos para empresas e consumidores.
O estudo, que contou com 1,1 mil participantes, destaca que 83% dos brasileiros entre 18 e 24 anos e 84% daqueles entre 25 e 34 anos já utilizaram alguma ferramenta de IA. O levantamento também aponta diferenças significativas no uso da tecnologia entre gêneros, classes sociais e níveis de escolaridade. Enquanto 95% da classe A utilizam IA, apenas 61% das classes C2, D e E experimentaram essas ferramentas.
Outro dado relevante é a liderança do ChatGPT como a ferramenta de IA mais utilizada no Brasil, seguido pela Meta AI, que ganhou espaço especialmente entre o público mais maduro por estar integrada ao WhatsApp. Apesar do otimismo geral sobre os impactos da IA na vida pessoal (70%) e no mercado de trabalho (73%), muitos brasileiros ainda enfrentam desafios na aprendizagem e aplicação da tecnologia no dia a dia.
A pesquisa também revelou que 72% dos entrevistados apoiam a regulamentação da IA, impulsionados por preocupações com privacidade, desinformação e segurança digital. Segundo Karina Milaré, sócia da HSR Specialist Researchers, “embora seja uma tecnologia acessível, as classes mais altas sentem mais confiança em dominá-la, o que reforça a necessidade de educação digital para todos”.
Confira a matéria completa na edição de março da Época NEGÓCIOS, disponível nas bancas, no site e no app Globo+.