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A pesquisa de mercado é aliada do CX

A pesquisa de mercado é aliada do CX.

Cada transação entre o cliente e a marca é uma oportunidade
para uma experiência positiva – e a pesquisa de mercado
apoia esta estratégia atuando como bússola.

A disciplina da experiência do cliente, frequentemente chamada de Customer Experience (CX), se tornou um dos pilares centrais para o sucesso e crescimento das empresas. CX é muito mais do que o atendimento cordial e ágil durante uma compra ou uso de um serviço. Ele abrange toda a jornada do cliente, desde a fase de consideração de compra até o suporte pós-venda, em diversos pontos de contato. Uma experiência bem elaborada pode transformar um cliente inativo ou ocasional em um promotor entusiasta da marca, enquanto uma experiência insatisfatória pode resultar em perda de clientes e danos à reputação.

Empresas que colocam o cliente no centro de sua estratégia têm a pesquisa de mercado como aliada na manutenção eficaz do CX. Pesquisas bem estruturadas são bússolas e fornecem uma compreensão aprofundada das preferências, necessidades e expectativas dos clientes.

Com esses dados em mãos, podem mapear cada ponto de contato na jornada do cliente e identificar áreas que precisam de aprimoramento e aquilo o que está emergindo, mesmo que a passos lentos. Informações detalhadas ajudam a personalizar a experiência e a resolver problemas antes que eles se tornem críticos, garantindo que a interação com a marca seja majoritariamente positiva e relevante.

Pesquisas de mercado também ajudam a compreender como os clientes percebem a marca em comparação com a concorrência. Isso é vital para identificar pontos fortes e fracos em relação aos competidores e para ajustar as estratégias de CX de acordo. O estudo contínuo da concorrência e o feedback dos clientes permite uma rápida adaptação às mudanças no mercado e às novas expectativas, mantendo a marca relevante e competitiva. Afinal, o objetivo da empresa é que o cliente volte.